Agência Fotec faz a cobertura jornalística oficial da 17ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura e conta com quase 130 pessoas em sua redação.

A Agência Fotec de (foto) jornalismo experimental é um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que, pelo sexto ano, é responsável pela cobertura jornalística da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Cientec, iniciada na última segunda (17).

Ao todo, são 124 pessoas envolvidas na divulgação da programação da Cientec, 107 estudantes do curso de Comunicação Social da UFRN (habilitações em Publicidade&Propaganda, Radialismo e Jornalismo), uma estudante do Mestrado em Estudos da Mídia, seis alunos do curso de Letras, seis estudantes da rede pública de ensino e quatro professores da UFRN.

Os estudantes, preparados previamente por meio de oficinas, atuam na cobertura jornalística, fotojornalística e vídeojornalística da Cientec 2011, divididos entre funções como repórter, fotojornalista, assessor de imprensa, publicitário, pauteiro e produtor de vídeo.

A Redação da Fotec conta com uma estrutura de redação formada por cinco estandes e 14 computadores. Nos dois primeiros dias de cobertura da Cientec foram publicadas quase 50 matérias no site do projeto (fotec.ufrn.br/). Contudo, a meta é ultrapassar em número as 183 matérias produzidas em 2010 até o final do evento, cujo encerramento será na próxima sexta (21).

A XVII Cientec tem como tema "Inovação para o desenvolvimento sustentável", e foi nesse ritmo que a Fotec inseriu as equipes de publicidade, revisão de texto e vídeo, que somam mais qualidade à prática do jornalismo experimental.

Outra novidade desta edição é a parceria com os alunos da rede municipal de ensino participantes da Mostra de Arte, Ciências, Cultura e Conhecimento (MARCO), que atuam como correspondentes da Agência, produzindo matérias e fotos para o site.