O governador em exercício Robinson Faria abriu oficialmente, no início da noite deste sábado (8), a 49a Festa do Boi. A maior feira de animais e máquinas agrícolas do estado, que acontece no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, prossegue até o próximo dia 15 e deve atrair mais de 500 mil visitantes.


O evento é realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc) e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entre outras entidades.


“Este ano a perspectiva é ultrapassar, sem otimismo, mas com muito realismo, todas as outras edições, com os cinco mil animais que estarão presentes no evento. O Governo do Estado atendeu todos os pleitos da Anorc, nesta parceira firmada com a associação, uma parceira de confiança para com o setor de agronegócio do Estado. Esta festa representa o estímulo ao produtor rural e o Governo do Estado tem a preocupação de, cada vez mais, ser parceiro e estar presente no crescimento desta vertente econômica”, disse o Governador em exercício.

Para o secretário de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, a Festa do Boi congrega todos os resultados positivos que a agropecuária conseguiu durante o ano. “Esta Festa do Boi com todos esses atrativos, os cinco mil animais, essa genética que está presente aqui no parque, as entidades sociais, institutos privados de assistência rural, institutos oficiais como a Emater, Idiarn, estão todos presentes, mostrando os resultados agrícolas deste ano e se preparando, arregimentando as forças para que nós possamos enfrentar, a partir de 2012, mais um ciclo produtivo com o mesmo sucesso que tivemos este ano”, analisou o secretário.

         “Estou eufórico com a realização desta feira. Hoje é o primeiro dia do evento e já podemos calcular o sucesso devido à quantidade de pessoas que já circulam pelo parque. Estamos entusiasmados e acreditamos que esta será uma das melhores festas que já houve aqui nesse parque”, comemorou o presidente da Anorc, Marcos Augusto Teixeira de Carvalho.
        
A solenidade de abertura contou com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que veio ao estado prestigiar a Festa do Boi. “Um evento com este, que vai fazer 50 anos, é um evento para ser considerado e prestigiado. O trabalho com o plantel, as experiências, pesquisas apresentadas, tudo isso faz com que o Brasil possa se credenciar perante o cenário internacional com a sua capacidade de produzir”, falou o ministro, comentando que o foco de aftosa no Paraguai não trouxe intranqüilidade para o Brasil. “Nós mostramos que estamos preparados, controlando as nossas barreiras e produzindo ações internas que visem fortalecer a situação brasileira. O RN é um estado que nós queremos antecipar pra que ele se torne livre da aftosa com vacinação e isso é fundamental para quem produz”, concluiu.

         Durante a solenidade de abertura, a Anorc prestou homenagem a personalidades do estado com contribuem com o desenvolvimento do agronegócio. Foram agraciados o deputado federal Henrique Eduardo Alves, o produtor rural José Bezerra Júnior e o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, com a medalha Senador Moacyr Duarte pelo trabalho dos três em favor do estado e da agricultura potiguar.

         A abertura oficial da Festa do Boi 2011 contou também com a presença do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; de secretários de Estado; deputados federais e estaduais; vereadores do município de Parnamirim, entre outras autoridades.

         Depois da solenidade, as autoridades percorreram o parque, visitando os estandes e conhecendo parte dos trabalhos apresentados na feira.

Texto: Tiana Costa
Fotos: Ivanizio Ramos