Reconduzida à vice-presidência do Democratas (DEM), na convenção estadual, neste sábado, 20, em Natal, a governadora Rosalba Ciarlini já avisou que vai percorrer o Estado nas campanhas municipais do próximo ano. "De uma coisa o partido pode ficar certo: chegarei aos municípios com ações de governo e também como política, fazendo a campanha dos nossos candidatos", ressaltou, dizendo acreditar que o DEM vai participar do pleito em cada município potiguar, seja lançando candidato próprio, seja apoiando aliados. "Vamos ter candidatos em todos os municípios, através de alianças", previu.

        Reconhecendo o apoio do líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Alves, para garantir a governabilidade, através de obras como o Aeroporto de São Gonçalo, a governadora Rosalba Ciarlini confia na ampliação da aliança iniciada em 2006 e mantida nas duas últimas eleições, com a presença do senador e ministro Garibaldi Filho, a quem competiu dizer que o palanque de 2014 deverá ser o mesmo da convenção democrata. "Quem quiser pagar pra ver, que pague: não sou profeta, mas esse será o palanque de 2014", afirmou Garibaldi.

        Pouco antes de o ministro discursar, Henrique havia se comprometido nunca mais ficar em palanque separado de Garibaldi, chamando-o de líder. "Quero dizer para todo mundo ouvir que, a partir de agora, o líder é Garibaldi e a palavra do PMDB é sua. Para onde você for, Garibaldi, eu vou", assegurou, fazendo questão de elogiar a honradez da governadora Rosalba. "Quero dar meu testemunho público da honestidade, ética e vontade de Rosalba realizar um bom governo", disse o líder do PMDB. 

        O presidente do DEM, senador José Agripino, foi outro que destacou a honestidade e determinação da governadora. "Rosalba tem a marca da probidade administrativa", disse Agripino, ressaltando que tem orgulho da presença dela no partido e também crê na ampliação do apoio político e de governo.

        Além dos líderes, outros oradores falaram do exemplo público de Rosalba, como a prefeita Fafá Rosado que declarou se espelhar nas administrações de sua antecessora. "Aprendi com Rosalba e procuro continuar aprendendo", afirmou a prefeita, atestando sintonia com a governadora. O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), recordou a convivência com os democratas, revelando o desejo de continuar aliado.

Pelos depoimentos, a eleição do diretório estadual não foi apenas o cumprimento de uma exigência da Lei Eleitoral, mas uma oportunidade para fortalecer as alianças políticas e de governo.

        Prestigiaram, ainda, a convenção democrata, a prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), o vice-prefeito, Paulinho Freire (PP), deputados federais, Rogério Marinho (PSDB), Betinho Rosado e Felipe Maia, o líder do governo na Assembleia, Getúlio Rego, deputado Leonardo Nogueira (DEM) e o vereador Ney Júnior. Também presentes prefeitos, vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de todas as regiões.
       
Texto: Aglair Abreu
Fotos: Fredson Oliveira
          Rominna Jácome