Durante a solenidade também foram entregues os primeiros portes de armas aos guardas municipais
 
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, empossou, na tarde desta quinta-feira (11), o novo Comando do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN). A solenidade que empossou o comandante Marcos Alexandre Adriano de Melo e o subcomandante Ivanaldo Rodrigues aconteceu no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
Na ocasião também foram entregues os primeiros portes de armas, simbolizando os 145 portes de arma concedidos à GMN, que foi autorizada, na última terça-feira (9), pelo Ministério da Justiça por meio da Polícia Federal, a possuir porte de arma de fogo. Esta autorização ao porte de arma foi concedida por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e a Polícia Federal que incluiu um curso de formação para capacitar os guardas municipais ao uso das armas letais.
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, parabenizou o novo comando do GAAM/GMN e relatou a luta da Guarda Municipal pelo porte de armas. "Fizemos uma parceria com as Polícias Federal e Militar e os nossos guardas participaram de todos os cursos e treinamentos necessários para que, agora, pudéssemos tê-los com armas em nossas ruas novamente", disse a prefeita.

 
A regularização do porte de arma de fogo da GMN vai conceder a corporação maior capacidade de atuação e resposta nas diversas ocorrências atendidas, possibilitando uma ampliação no atendimento de segurança exigido diariamente pelo cidadão nas praças, escolas e demais áreas públicas da capital. A chefe do Executivo Municipal lembrou, ainda, que até o final deste ano, a Guarda Municipal do Natal terá seu prédio próprio na avenida Itapetinga, na zona Norte da capital.
A solenidade também contou com a presença do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva; do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); do comandante da Guarda Municipal do Natal, Edivan Bezerra Costa; do superintendente da Polícia Federal, Marcelo Mosele.
GRUPAMENTO AMBIENTAL
Formado por 46 guardas e funcionando no Parque da Cidade com equipes de serviço 24h, o Grupamento de Ação Ambiental da GMN tem a função de cuidar da parte ambiental e oferecer suporte as secretarias municipais que lidam com o meio ambiente, como as de Serviços Urbanos (Semsur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), por exemplo.