Por autoria do deputado estadual, Walter Alves,(PMDB), o português quase brasileiro, Manoel Lopes da Silva, conhecido por muitos como o homem do “Armazém da Caridade”, receberá no dia 17 de agosto, o título de cidadão norte-rio-grandense, às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa. “ Manoel Lopes é uma pessoa admirada pelo seu incansável trabalho social e não se cansa de ajudar aos menos favorecidos”, afirma Walter. De religião espírita foi quem, primeiro administrou o Lar Espírita da Vovozinha, que abriga idosas carentes, juntamente com sua esposa Nilza. Manoel Lopes, por 14 anos, foi o presidente do Centro Espírita André Luíz, e é considerado um dos mais conceituados palestrantes espiritas, com palestras proferida no Brasil e Portugal. 

Em 1995, fundou o "Armazém da Caridade", numa parceria do Centro Espírita André Luiz, com a Loja Maçônica Hegésipo Reis de Oliveira. Trata-se de uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que repassa doações aos necessitados, como: cestas básicas, cadeiras de rodas, roupas, calçados, móveis e utensílios, Entre os inúmeros e intensivos trabalhos do ''Armazém da Caridade'', a realização a cada novo ano do evento denominado ''Natal Com Jesus'', quando os excluídos têm a oportunidade de vivenciar um Natal com dignidade.

Em 2005 fundou a Unidade 02, do "Armazém da Caridade", na cidade de Mossoró, para atendimentos aos necessitados do Alto-Oeste. O projeto do ''Armazém da Caridade'', acontece em parceria com a Maçonaria Potiguar, que ajuda em tudo o que é necessário para esse os mais necessitados tenham um Natal feliz.