A alta incidência de casos de dengue no município de Baraúna resultou em uma Recomendação do Ministério Público, que pede que o município adote medidas para garantir o atendimento à população em casos de suspeita da doença, como forma de evitar uma possível epidemia na cidade.
Assinada pela Promotora de Justiça Leila Regina de Brito Andrade Cartaxo, a Recomendação orienta que a Secretaria de Saúde do Município promova campanhas junto à população, através de emissoras de rádio, escolas, associações comunitárias, informando sobre as formas de combate ao mosquito transmissor da doença.

A Promotora de Justiça pede ainda que a SMS ofereça profissionais de saúde e equipamentos necessários para o tratamento de pacientes com suspeita da doença. Além disso o órgão deve garantir a entrada de agentes de endemias em imóveis fechados, para eliminar a existência de possíveis focos.


Dados do último boletim informativo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) revelam que o Rio Grande do Norte enfrenta, em vários municípios, situação de iminência de epidemia de Dengue, tendo apresentado um aumento de mais de 50% de casos da doença entre os anos de 2009 e 2010.