Um grupo de trabalho da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SSEC), formado por técnicos do ensino fundamental, médio, profissional e técnicos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA),  está desenvolvendo o processo de construção das referências curriculares da educação do Estado do Rio Grande do Norte.

As referências curriculares envolvem tudo que o aluno vivencia na escola. Não se trata apenas da aplicação do conteúdo ou dos métodos para ministrar as disciplinas. Essas referências foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB Nº 9394/96) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sendo normas obrigatórias que orientam o planejamento das escolas e sistemas de ensino.
"O propósito educativo é formar um cidadão crítico, reflexivo, analítico, capaz de compreender os fenômenos sociais, de tomar decisões e de se tornar um empreendedor", disse o professor da UFRN, Isauro Beltran, orientador do grupo de trabalho.
O Rio Grande do Norte ainda não dispõe de diretrizes curriculares próprias e segue as nacionais. No entanto, as referências nacionais não têm uma formulação adaptada à realidade de cada Estado, são amplas e não atendem as demandas locais. O objetivo é mudar essa realidade e estabelecer princípios para a formulação de um projeto educacional, a ser encaminhado às escolas e debatido com a participação de professores, gestores escolares, pais de alunos, com o meio empresarial e diversos segmentos sociais.
O grupo é coordenado por Tânia Leiros, Coordenadora de Desenvolvimento Escolar do Estado. De acordo com ela, a construção das diretrizes curriculares vai permitir que, entre outras coisas, o aluno que tem atividades escolares no contra turno da aula - como os alunos do Mais Educação - possam aproveitar o tempo para efetivamente ampliar os seus conhecimentos. "O objetivo das atividades escolares não á apenas retirar o aluno da rua e dar a ele uma ocupação qualquer. A construção dos referencias é importante para produzir conhecimento. Para isso precisamos construir a nossa identidade". Afirmou à coordenadora.
Os estudos do grupo de trabalho estão em andamento desde o início do mês de junho. Os encontros são realizados toda quinta feira, no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy. O ponto de partida foi um dos principais preceitos da LDB que vincula à educação escolar a prática social. Uma das conclusões do grupo é que a formação do professor, tão importante para a qualidade do ensino, vai depender do resultado do grupo, ou seja, as necessidades formativas serão inseridas no projeto a ser apresentado nas escolas.
A primeira versão da matriz curricular do RN deve ser apresentada até o final do ano. A exemplo de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, a versão terá como base a LDB e os PCNs. Os documentos oficiais definem como finalidades gerais da educação o foco no ensino e na aprendizagem para que o aluno possa desenvolver competências e habilidades. Como isso, a adaptação da LDB e dos PCNs a realidade local observando as características históricas, geográficas e sociais, apresenta-se como um projeto destinado, também, a dar atenção às vocações naturais do RN no sentido de definir o que o Estado deve fazer na área da educação para suprir as necessidades de desenvolvimento econômico.