Secretário Virgílio Almeida, da Secretaria de Políticas de Informática, é um dos destaques de hoje nos debates do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Nos últimos anos, o Brasil vivenciou grandes avanços no acesso à informática e novas tecnologias. Da explosão do acesso à internet ao surgimento de smartphones e tablets, o brasileiro – assim como o resto do mundo – está cada vez mais conectado. Mas apesar de ter absorvido rapidamente as novidades, o País ainda carece de uma infraestrutura que permita não só o acesso da população a um computador. É esse contexto que será debatido nesta quinta-feira (21) à tarde durante o 31º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2011). O painel reunirá o secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Virgílio Almeida; o diretor do Porto Digital (polo de tecnologia e comunicação instalado em Pernambuco), Francisco Saboya; e o cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados (CESAR) de Pernambuco, Sílvio Meira. O debate será mediado por Berthier Ribeiro-Neto, representante do Google.
"O brasileiro tem uma característica nata de aprender muito rápido a utilizar essas novas tecnologias, mas a estrutura do País não andou na mesma velocidade que os avanços rápidos que o mundo sofreu e hoje há lugares que carecem de problemas como um melhor acesso à internet", analisa o professor Sílvio Meira. O evento foi aberto na terça-feira passada (19) e prossegue até amanhã (22), no Centro de Convenções de Natal. A ideia deste painel é discutir qual o papel do governo, indústria e centros de pesquisa para viabilizar a "Computação para todos". Com o surgimento e acesso financeiro cada vez mais fácil a recursos como smartphones, os analistas veem a situação do Brasil de maneira clara: não adianta apenas oferecer crédito e facilitar a compra de um computador ou notebook; será preciso investir em infraestrutura que permita à população utilizar de maneira eficiente os novos recursos e interagir de maneira adequada com boa velocidade de acesso à rede, por exemplo.
SOBRE O CONGRESSO
Esta é a primeira vez que a capital potiguar recebe o 31º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o maior evento do setor no País. Nesta edição, o evento reúne cerca de 3 mil pessoas para debater o tema "Computação para Todos: No Caminho da Evolução Social". Entre os assuntos discutidos estão o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), TV digital e a ampliação do acesso à informática. Para estas e outras discussões, estão confirmados representantes do MCT, CNPq e Capes, além da Microsoft, Amazon, Telebrás, Internet Society e Comitê Gestor da Internet no Brasil.