Hoje pela manhã, durante a reunião do Conetur no Hotel Praia Mar, a Setur apresentou e conseguiu a aprovação dos três Planos de Desenvolvimento de Turismo Sustentável dos pólos do Seridó, Costa Branca e Costas das Dunas. A técnica do Ministério do Turismo, Luciana Guimarães, que também participou de todas as reuniões que ocorreram esta semana para validação dos projetos em Natal, Areia Branca e Currais Novos, acompanhou todo o processo. Ela destacou que esta é a primeira Avaliação Ambiental Estratégica do Prodetur Nacional realizada pelo MTur.



A representante do Ministério afirmou que as apresentações atenderam as especificações técnicas do termo de referência do Ministério do Turismo, mas ainda não estão totalmente validadas. A aprovação do produto final dos projetos será realizada pelo Ministério e só sairá em julho. Luciana, que é a responsável no MTur pela elaboração da Avaliação Ambiental Estratégica desses projetos, informou que o documento que acompanha os PDITS será finalizado e entregue ao Governo do Estado do RN para que sirva de ferramenta de apoio para nortear as decisões a serem tomadas para as atividades de desenvolvimento turístico nas regiões. "Fiquei muito impressionada com a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe do RN. Meu trabalho é acompanhar e desenvolver a avaliação dos impactos positivos e negativos deste conjunto de ações que integram os PDITS para que possa servir como ferramenta no seu planejamento e execução", explica.


De acordo com o secretario de turismo do RN e presidente da Emprotur, Ramzi Elali, os projetos foram aprovados pelos integrantes dos três pólos e devem ser encaminhados agora validados para a aprovação final do Ministério. A partir daí, o Rio Grande do Norte ficará apto para assinar o financiamento com o BID. "Os três pólos vão receber investimentos, através do Prodetur Nacional no valor de 75 milhões de dólares. Este projeto será mais um impulsionador para o turismo potiguar", argumentou.