Johilton Pavlak (Sal e Brasa/ SPARCO/ Estúdio Bruno Póvoa/ SBS Outdoor/ INPAV/ Facex) conquistou seu primeiro pódio neste domingo (12) na segunda temporada da Fórmula Futuro. Após de três provas com o oitavo lugar, o piloto potiguar garantiu a terceira colocação na segunda rodada da etapa de Brasília (DF), que ocorreu no Autódromo Internacional Nelson Piquet, garantindo uma nova fase na competição.



Depois de ter um sábado complicado durante a primeira rodada da etapa, Johilton conseguiu voltar ao foco, recolocando-se no caminho de bons resultados. "Na prova de sábado eu larguei em oitavo e sofri com a falta de potência do meu carro. Cruzei a linha de chegada na mesma posição e ficou evidente que o problema era com o motor. Por isso optei pela troca do equipamento, tendo em vista que essa seria minha solução para uma boa corrida no domingo. E deu certo", disse Johilton.

Como determina o regulamento da F-Futuro, por terminar em oitavo na primeira corrida, Pavlak teve o direito de sair na pole position na prova deste domingo e apostar suas fichas em um novo propulsor para brigar entre os líderes. Já pensando em uma possível arrancada no final, ele revelou que passou a poupar pneus quando percebeu que sua performance melhoraria no final em razão do acerto de calibragem.

"Como preferi optar em poupar os meus pneus, acabei perdendo um pouco o contato com os líderes da prova. Mas meu ritmo foi melhorando. Conforme a pista ia aquecendo e os pneus dos outros carros desgastando, passei a levar vantagem e garanti o terceiro lugar. Por pouco não consegui uma ultrapassagem", comentou o piloto.

Pavlak somou 17 pontos, contra 56 do atual líder do campeonato, o mineiro Guilherme Silva. Restam oito corridas para o encerramento da temporada 2011 e 140 pontos ainda estão em jogo até o final do campeonato. A próxima etapa será disputada em Londrina (PR) nos dias 16 e 17 de Julho.