A nadadora potiguar Edênia Garcia, tricampeã mundial paraolímpica nos 50m costas - classe S4, está há uma semana na cidade de San Luis de Potosí, no México, onde realiza treino de adaptação para os Jogos Parapan-americanos 2011, que serão disputados em Guadalajara, no mesmo país. A principal competição do ano está marcada para novembro.
"Continuamos na rotina de treinos fortes e concentração. Estamos treinando de domingo a domingo; e treinamos duas vezes por dia na terça e quinta", revela Edênia, atleta da Dez Sports. "Está bem pesada a rotina, mas tudo pela melhora", conclui.
Edênia Garcia e o paulista Daniel Dias integram o "Projeto Ouro", programa do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que visa proporcionar aos atletas dos esportes individuais paraolímpicos o diferencial complementar para atingir a excelência máxima nos Jogos de Londres 2012: a medalha de ouro. O treinamento vai até o dia 22 de junho e os atletas retornam ao Brasil no fim do mês.
Com clima seco e altitude de 1.860 metros, San Luis de Potosí tem características semelhantes a Guadalajara, sede do Parapan, e por isso foi escolhida para os treinamentos. Segundo o CPB, na altitude, exige-se mais da capacidade aeróbia do atleta, o que gera uma melhora ao final das etapas de treinamento.
Mídias Sociais