Juliano Freire – ACS Caern


Vândalos invadiram o Poço 27, localizado no bairro Alto da Pelonha, em Mossoró. Na ação, os marginais furtaram cabos de cobre, danificaram o quadro de medição da Cosern e o painel de comando. A ação ocorreu durante o final de semana. O gerente regional da Caern, Nehilton Barreto, prestou queixa à polícia. O manancial subterrâneo tem capacidade de produção entre 150 mil e 200 litros por hora. O ataque ao P-27 além de ser uma ação criminosa, prejudica o abastecimento de água dos moradores do bairro Vingt Rosado.


Nehilton lembra que esta é a segunda vez que ocorre furto neste poço do ano passado para cá. "Aqui em Mossoró, não há registros de ocorrência deste tipo com frequência, mas pedimos à população que colabore conosco, pois os usuários são as principais vítimas desses furtos", observa o gerente. Ele destaca que o cidadão pode contribuir informando às autoridades da Segurança Pública e a própria Caern, caso tenha conhecimento de alguém que esteja vendendo fios de cobre de forma irregular.


Este crime, segundo Nehilton Barreto, gera um prejuízo de pelo menos R$ 15 mil à Caern. Mas o maior prejudicado é o consumidor. Para se ter um ideia, o gerente estima que cerca de 10 mil famílias têm o fornecimento de água comprometido pela diminuição da oferta do líquido.