No próximo final de semana (10 a 12/06) o potiguar Johilton Pavlak (Sal e Brasa/ SPARCO/ Estúdio Bruno Póvoa/ SBS Outdoor/ INPAV/ Facex) participa da segunda etapa da Fórmula Futuro, que acontece no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). Com base na sua última prova, onde um incidente e problemas elétricos lhe tiraram as chances de ter uma boa classificação, o piloto vem se preparando com treinos em Londrina e Goiânia, com foco na recuperação do campeonato.


"Apesar de estar no começo da temporada, tenho que me preocupar em ter uma boa atuação nesta etapa para que eu possa ter chances de disputar o grande título. O nível da competição é muito elevado e devo reconhecer que a primeira prova não foi satisfatória", disse o piloto, afirmando que está bem mais concentrado.
 
A primeira etapa da Fórmula Futuro aconteceu no mês de maio, em Interlagos. Johilton foi surpreendido com uma punição dada pela comissão da prova, na qual lhe rendeu 20 segundos do seu tempo por causa de um incidente que envolveu Victor Franzoni. Cotado entre os favoritos ao título de 2011, o piloto lembrou a abertura da temporada, quando liderou todos os treinos, mas terminou o final de semana apenas com quatro pontos

"Ainda não consegui digerir essa punição, uma vez que houve apenas um toque dos nossos carros, coisa normal em qualquer corrida. Mas isso agora é irrelevante. Espero mesmo que os problemas elétricos que eu tive não voltem a me atrapalhar", disse Johilton, fazendo menção ao problema que lhe fez perder o rendimento, garantindo apenas o nono lugar na classificação geral.

No Autódromo Internacional Nelson Piquet, na capital federal, os jovens pilotos da Fórmula Futuro vão enfrentar o circuito mais longo da temporada. São 5.475 metros de um traçado que põe à prova o aprendizado dos pilotos, e deve promover, como em Interlagos, duas corridas repletas de variáveis.

"Em Brasília o ponto chave é administrar a temperatura dos pneus, porque eles esquentam muito rápido lá. Como neste ano nós podemos mexer em mais componentes do acerto do carro, deve ser mais fácil para administrar a temperatura dos pneus. Estou confiante para fazer um bom final de semana de corrida e recuperar os pontos que deixei de marcar em Interlagos", disse

A Fórmula Futuro foi criada em 2010. Os competidores são atletas que estão em transição do kart para outras categorias de monopostos. A conquista do campeonato põe em jogo uma vaga na Academia de Jovens Pilotos da Ferrari, abrindo portas para os talentos nacionais ingressarem na maior categoria do automobilismo.

Para mais informações, siga o twitter do piloto Johilton Pavlak: @johiltonpavlak.