A prefeita Evilásia Gildênia, participou na tarde da última quinta-feira (19) de uma reunião com representantes do Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, para tratar da sua implantação no município de Patu.

A reunião contou ainda com a presença de vários representantes de cidades vizinhas.

SOBRE O CAPS

Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.


É FUNÇÃO DO CAPS:

- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;

-acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;

- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;

- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;

- dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;

- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;

- articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território

- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Além da prefeita Evilásia, estiveram presentes na reunião, a vereadora Margarida Maria, Ludmilla Carlos (enfermeira da cidade de Rafael Godeiro), Maria Rita leite (Sec. Saúde de Almino Afonso), Carmelena Jales (diretora Hospital Rafael Godeiro), Maria de Fátima Trajano (Psiquiatra, Mossoró), Maria Madalena (Ass. Social frutuoso Gomes), Maria do socorro Araújo (sec. Saúde de Lucrécia), Leana Sales ( Enfermeira olho Dágua do Borges) e Mônica Ferreira (sec. Saúde Messias Targino).


Com informações da Assessoria de Comunicação do Município