Acompanhada de secretários e técnicos municipais, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, defendeu, na tarde desta terça-feira, no Ministério das Cidades, em Brasília, projetos de mobilidade urbana para a capital potiguar, que reúnem investimentos na ordem de R$ 280 milhões.  O Governo do Estado, parceiro na execução da primeira fase de implantação da infraestrutura de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), também participou da reunião, representado pela governadora Rosalba Ciarlini, secretários e técnicos do Estado.


Inclusos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 das Grandes Cidades, os projetos envolvem recursos da ordem de R$ 150 milhões para a reestruturação de corredores de transportes públicos e mais R$ 130 milhões para a primeira fase de implantação da infraestrutura de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Este último, reservado para a Prefeitura do Natal por meio do PAC 2, foi cedido pela Prefeitura ao Governo do Estado como uma forma de oportunizar melhorias no transporte entre a capital e municípios vizinhos.
De acordo com a prefeita Micarla de Sousa, o projeto básico apresentado ao Governo Federal, deve ser aprovado até o mês de julho, quando Natal deverá providenciar os projetos executivos. "O Governo Federal tem sido sensível aos pleitos do Município, então, agora é aguardar o resultado da nossa apresentação que foi muito boa. Esperamos que a resposta positiva seja dada em até dois meses. Além da melhoria nas vias, solicitamos, junto com a governadora Rosalba, apoio para o VLT em Natal", enfatizou a chefe do Executivo Municipal.
A proposta da infraestrutura a ser implantada visa melhorar a operacionalidade de todo o sistema de transporte público da cidade, nos aspectos de segurança, acessibilidade, rapidez nos deslocamentos com prioridade aos usuários do transporte coletivo permitindo a integração da rede urbana e, no futuro, a rede metropolitana nos aspectos físicos e tarifários. O projeto consiste na implantação de 31 km de corredores exclusivos e semi-exclusivo, dotados de uma sinalização horizontal e vertical eficiente, reformulação de abrigos de passageiros, recapeamento asfáltico e concretagem nas áreas de frenagem e corredores exclusivos, bem como acessibilidade universal nos passeios.
Para a reunião técnica realizada na tarde desta terça-feira em Brasília, a prefeita Micarla de Sousa compareceu com secretários municipais de Obras Públicas e Infraesterutura (Semopi), Damôcles Trinta; de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Vágner Araújo, e Mobilidade Urbana (Semob), Ana Elizabeth Thé. A governadora Rosalba Ciarlini representou o Estado acompanhada do diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Demétrio Torres e da secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto.


Micarla pede ao Ministério inclusão do Plano de Ciclovias de Natal
A prefeita Micarla de Sousa introduziu a apresentação de Natal, defendendo os projetos de reestruturação viária de Natal, que totalizam R$ 150 milhões. Micarla também pediu ao Ministério, representado na reunião por Luiza Gomide, diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, a inclusão do plano de ciclovias de Natal, já apresentado o projeto no SICONV, cujo valor é de R$ 3 milhões, compreendendo trechos da zona leste ao centro da capital. As demais etapas cobrindo outras áreas da cidade remontariam mais R$ 7 milhões.
A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elizabeth The, avalia a importância dos projetos defendidos em Brasília. "Os projetos são de grande impacto e beneficiarão mais de 450 mil usuários de ônibus da cidade do Natal nos próximos anos. Nossa meta é interferir na melhoria de 31 km de extensão para corredores exclusivos de ônibus, o que vai proporcionar mais rapidez, conforto e segurança aos passageiros", informou Elizabeth Thé.
O projeto de reestruturação irá contemplar seis dos principais corretores, são eles: Coronel Estevam/Rio Branco, Presidente Bandeira, Mário Negócio/Amaro Barreto, Prudente de Morais, Salgado Filho/Hermes da Fonseca e Bernardo Vieira. Neste último corredor, será acrescido um quilômetro de faixa exclusiva para transporte público.
"Hoje a faixa exclusiva da Bernardo Vieira vai até o cruzamento com a avenida Romualdo Galvão. Com o projeto, esta faixa será acrescida até a Xavier da Silveira, passando de 3,5 km para 4,5 km o trecho destinado ao transporte público", explica o diretor do departamento de engenharia de trânsito da Semob, Walter Pedro, que participou da reunião em Brasília.
Com a revitalização, reforma e adaptação do tramo norte da via férrea Ribeira-Extremoz e implantação de VLT, o número de usuários beneficiados com o sistema de transporte férreo passaria de seis mil para 50 mil passageiros por dia.
CONFIRAM DETALHES DAS INTERVENÇÕES EM CADA CORREDOR
Corredor 01: Av. Bernardo Vieira
Este corredor representa um seguimento viário de 4.500 metros interligando os bairros da Zona Norte e Leste e parte da Zona Oeste aos bairros da Zona Sul/Leste, além de integrar-se com os corredores da Coronel Estevam, Prudente de Morais, Hermes da Fonseca/Salgado Filho, Mário Negócio e Presidente Bandeira, seguimentos contemplados no projeto apresentado. A partir desses, chega aos bairros de comércio e serviços da Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira, bem como Lagoa Nova Capim Macio e Ponta Negra. Apresenta passeio irregular e descontínuo.
Neste seguimento, a proposta contempla a ampliação da faixa exclusiva em um quilômetro, além da manutenção da existente (3,5km). Concretagem de todo corredor (faixa exclusiva), sinalização horizontal/vertical e recuperação e implantação de abrigos especiais, além da adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.
Corredor 02: Av. Salgado Filho / Av. Hermes da Fonseca
Este corredor representa um seguimento viário de 8.493 metros interligando os quatro bairros da zona Sul e as cidades de Parnamirim, Macaiba, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Monte Alegre, aos bairros da Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira, além da integração com os corredores da Bernardo Vieira e Presidente Bandeira. O corredor Hermes da Fonseca/Salgado Filho se integra ainda com o corredor da Av. Lima e Silva, a partir daí com acesso a Arena das Dunas, estádio de futebol contemplado no PAC da Copa2014.
Neste seguimento, a proposta contempla construção de faixa preferencial para o transporte de massa, nos dois sentidos da via, em toda sua extensão, uma obra de arte no cruzamento com a Av. Alexandrino de Alencar, sinalização horizontal/vertical e concretagem nas áreas de frenagem, bem como adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.
Corredor 03: Av. Prudente de Morais
Este corredor representa um seguimento viário de 7.240 metros interligando 04 bairros  da Zona Sul e as cidades de Parnamirim aos bairros do Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira (bairros de comércio e serviços) além de integrar-se com os corredores da Bernardo Vieira e Presidente Bandeira. O corredor Prudente de Morais integra-se ainda com o Corredor da Av. Capitão Mor Gouveia e Lima Silva, a partir daí com acesso a Arena das Dunas (estádio de futebol) ambos contemplados no PAC da Copa2014.
Neste seguimento, a proposta contempla construção de faixa preferencial para o transporte de massa, uma obra de arte no cruzamento com a Av. Beira Canal em um sentido da via. Sinalização horizontal/vertical e concretagem nas áreas de frenagem.
Corredor 04: Av. Amaro Barreto e AV. Mário Negócio
Este corredor representa um seguimento viário de 4.589 metros interligando os bairros da Zona Norte e parte da Zona Oeste aos bairros da Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira (bairros de comércio e serviços) além de integrar-se com os corredores da Bernardo Vieira e Presidente Bandeira. Apresenta passeio irregular e descontínuo, além de um traçado com larguras diferentes, o que dificulta o ordenamento do trânsito.
Neste seguimento, a proposta contempla implantação de faixa preferencial e  ampliação/manutenção de faixa exclusiva para o transporte de massa (1,5km de contra-fluxo), com concretagem e recapeamento asfáltico nos demais trechos. Sinalização horizontal e vertical, além da adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.
Corredor 05:  Av. Coronel Estevam / Av. Rio Branco
Este corredor representa um seguimento viário de 8.795 metros interligando os 01 bairro da Zona Sul, 06 bairros da Zona Oeste aos bairros da Cidade Alta, Petrópolis e Ribeira (bairros de comércio e serviços) além de integrar com a Bernardo Vieira e Presidente Bandeira. Integra-se ainda com o Corredor da Av. Cap. Mor Gouveia, a partir daí com acesso a Arena das Dunas, estádio de futebol contemplado no PAC da Copa2014.
Neste seguimento, a proposta contempla construção de faixa preferencial e exclusiva nos trecho mais carregados para o transporte de massa (3,5km), uma obra de arte no cruzamento com a linha férrea, adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.
Corredor 06: Av. Presidente Bandeira
Este corredor representa um seguimento viário de 2.139 metros interligando os bairros  da Zona Sul/Leste, além de integrar-se com os corredores da Coronel Estevam, Bernardo Vieira e Mário Negócio, seguimentos contemplados no projeto ora apresentado. A partir desses, chega aos bairros de comércio e serviços da Cidade Alta Petrópolis e Ribeira. Apresenta passeio irregular e descontínuo.
Neste seguimento, a proposta contempla a implantação da faixa exclusiva, concretagem de todo corredor, sinalização horizontal e vertical, implantação de abrigos especiais, construção de obra de arte no cruzamento com a R. Jaguarari, relocação do comércio informal, além da adequação dos passeios conforme determina a legislação vigente.