Ontem, dia 25 de Maio de 2011, grupos estudantis, militantes do PT, grevistas e populares, saíram às ruas para protestar contra a administração de Micarla e da Governadora Rosalba Ciarlini, porém, o que era para ser um protesto pacífico acabou em cenas que vão ficar registradas nas mentes dos natalenses.
A data, horário e local foram pensados alguns dias antes, onde twitteiros começaram a se mobilizar usando as hashtags #foramicarla e #forarosalba.
No horário e local escolhido, no cruzamento da Av. Bernardo Vieira com Hermes da Fonseca, como todos sabem, é uma região onde há um grande fluxo de veículos. Dessa forma os manifestantes aproveitaram dessa situação para mostrar, ao maior número de pessoas, sua opinião sobre as administrações.
A manifestação reuniu mais de 300 pessoas (há informações de maior número), porém, apesar de boa parte se comportar corretamente, alguns grupos se exaltaram e extrapolaram.
Entre as ações aceitáveis foram a apresentação de faixas mostrando dizeres relacionados ao movimento, apitaço e sempre que o sinal "fechava" eram abertas as faixas e os manifestantes mostravam para os motoristas.
Manifestantes mostram faixas e protestam contra Rosalba e pregam adesivos do *@buracosdenatal (foto: nominuto.com) Protesto ainda estava pacífico |
Logo que passou o tempo e foi aumentando o número de pessoas alguns grupos, não todos, começaram a desvirtuar o protesto e começaram a se exaltar e tomar algumas atitudes que foram criticadas pelos populares.
Alguns jovens, envolvidos pelo protesto impediram a passagem de carros, irritando os motoristas, inclusive uma ambulância foi impedida de passar, logo depois sendo liberada pelos manifestantes, além de queimar pneus e sentarem no asfalto, dificultando mais ainda a passagem dos veículos.
Como se não bastasse, uma parte do grupo começou a atacar a Micarla de Sousa com palavrões gestos obcenos e repetindo, várias vezes, palavrões como "Ei Micarla vai TNC(não incluiremos os palavrões neste texto), que você pode conferir a partir do minuto 1:25 do vídeo(link) abaixo.
Na mesma oportunidade (no vídeo) ouvia-se uma pessoa não identificada incluindo o nome de Rosalba na mesma fala.
Na mesma oportunidade (no vídeo) ouvia-se uma pessoa não identificada incluindo o nome de Rosalba na mesma fala.
O ápice do movimento veio por volta das 22h10min. Uma parte dos manifestantes se dirigiram para Av. Romualdo Galvão e começaram uma série de ações queimando mais pneus, próximo à Casa do ex-governador Geraldo Melo. Por volta das 22h40min, recebemos algumas informações de internautas, no twitter, de que o mesmo grupo se reuniu no Machadão para derrubar o Outdoor onde continha uma propaganda da AME, da Prefeitura de Natal e logo em seguida atearam fogo.
Foto: ramonvasconcelos via Twitter |
Segundo informações, entre os manifestantes estavam estudantes, grevistas e alguns jovens com bandeiras do PT (Partido dos Trabalhadores).
Somente às 00h de hoje publicamos as imagens da derrubada do Outdoor, em um vídeo postado no YouTube(link). Veja abaixo.
Somente às 00h de hoje publicamos as imagens da derrubada do Outdoor, em um vídeo postado no YouTube(link). Veja abaixo.
NOTA: O protesto é democrático e com certeza boa parte dos manifestantes estavam presentes para reivindicar melhorias na administração municipal e estadual, porém, uma parte do grupo extrapolou e desvirtuou o movimento ao partir da democracia para o vandalismo. Apoiamos a democracia e tentamos cobrir cada passo do movimento, porém, não concordamos com atitudes como a de depredação e vandalismo.
Mídias Sociais