Nos últimos anos, o número de vagas nas universidades cresceu de forma vertiginosa. A explicação para isso é a expansão e o surgimento de novas instituições públicas e privadas que dispõem de mais cursos e oportunidades para a formação superior. Sendo assim, com o aumento dos cursos, a tendência é que cada vez mais as turmas se interessem em organizar festas de formaturas, gerando um impulso no setor.

O diploma de conclusão de curso é o maior objeto de desejo de quem segue uma disciplina de estudos. Não é sem motivo, portanto, que os atos realizados para marcar essa conquista são algo que ficam para sempre na memória dos formandos. E do bolso também. A solenidade para colação de grau detém procedimentos que demandam tempo, planejamento e muito dinheiro.



De acordo com Cláudio Menezes, coordenador da Expo Formatura, o mercado no Rio Grande do Norte cresceu aproximadamente 70% a mais em relação aos anos anteriores. "Os formandos consideram que a conclusão de um curso de graduação é mais importante que qualquer ato semelhante. Por isso, em muitos casos os concluintes se colocam à disposição para pagar o valor necessário e realizar uma grande festa. Hoje um evento bem organizado e estruturado não sai por menos de R$2 mil reais por aluno", diz.

Em Natal as festas de formatura movimentam cerca de 30 milhões de reais por ano. Há turmas que, para organizar o baile, a aula da saudade, descerramento de placa, missa e culto, dispõem de aproximadamente R$300 mil reais. "A comemoração dos alunos pela conquista do diploma movimenta a economia do Rio Grande do Norte. Com o crescimento institucional e mercadológico das universidades, o número de formaturas triplicou de uns 5 anos para cá", afirma Cláudio.

Expo Formatura

Os formandos buscam realizar eventos que marquem não só a conclusão de um curso, mas a conquista de um sonho realizado. As festas, que costumam acontecer no meio e no final do ano, aumentam o volume de negócios e geram empregos em empresas especializadas e prestadores de serviços neste segmento. A organização de uma formatura requer tempo e dinheiro. Por isso é importante que as comissões de formatura busquem os melhores serviços e preços, sem correrem o risco de serem lesados.

Pensando nisso, a Expo Formatura, organizada pela Siga Comunicação, vem em sua segunda edição apresentar o que há de melhor no mercado potiguar neste setor de eventos. Entre os dias 07 e 09 de junho, no Versailles Recepções de Capim Macio, a feira apresentará tudo relativo à decoração, iluminação,  cerimonial, buffet, bandas, entre outros atrativos que completam a festa. A organização espera um público médio de 10 mil visitantes. A entrada é gratuita.

A partir das 19h, todos os dias o agito da exposição ficará por conta de duas orquestras. No dia 07, contará com a participação de Pura Tentação e Social Plus. No dia 08, as Orquestra Yohanes e Solaris Band prometem dar conta da animação da festa. E fechando o evento, na quinta-feira (09), será a vez das orquestras Metamorfose e Lumina.