A Prefeitura de Guamaré deu a largada para a elaboração participativa do Plano Diretor do Município, que vai traçar o planejamento e organizar o crescimento sustentável da cidade nos próximos anos. As primeiras discussões acontecerão nesta quinta-feira (19) no plenário da Câmara Municipal, com a participação da população, dos nove vereadores da cidade, da socióloga e professora Keyla Brandão, que vai atuar na elaboração do Plano Diretor, além dos secretários Municipais, representantes da Petrobrás, UFRN e de várias entidades representativas da sociedade, como a Colônia dos Pescadores.

Pelo cronograma inicial da Prefeitura, o Plano Diretor será elaborado no período de seis meses, a partir de estudos técnicos, esforços coletivos e de legitimidade social, como a participação popular. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Jefferson Soares, o Plano Diretor ajudará a definir os pólos de desenvolvimento do município, demarcando áreas apropriadas para construção e áreas ambientalmente protegidas. "Os nossos milhares de habitantes têm o direito legal e merecem viver em uma sociedade ordenada e sustentável", justificou o secretário.

Nesta última quinta-feira, a sede do Poder Legislativo de Guamaré foi palco da primeira audiência pública sobre o Plano Diretor. Na ocasião, a equipe técnica da Prefeitura compartilhou com a população as informações que permitem compreender melhor a realidade do município, o cenário atual de ocupação geográfica e as particularidades sócio-ambientais da região.

Para o prefeito Auricélio Teixeira, o Plano Diretor é o instrumento que vai garantir uma melhor qualidade de vida para população de Guamaré no futuro próximo. "Temos um grande potencial, e, se a cidade for bem planejada, todos que moram aqui terão melhores condições de habitação, infraestrutura e desenvolvimento social", destacou ele.