Foto: Rodrigo Sena
De acordo com a assessoria de imprensa, a Prefeitura do Natal realiza, neste mês de maio, a implantação da última etapa do Plano Geral de Cargos, Carreiras e Vencimentos e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde. Com isso foi implantado 100% do valor previsto na tabela remuneratória do PCCV de acordo com o nível em que o servidor foi enquadrado. A implantação da última parcela do PCCV será concretizada com o pagamento da folha nos próximos dias 27,30 e 31.

Para comemorar o feito inédito na manhã desta quarta-feira (25), vários servidores municipais fizeram uma homenagem à prefeita do Natal, Micarla de Sousa, em solenidade realizada no Palácio Felipe Camarão, com o descerramento de uma placa.


Em nome de todos os servidores da prefeitura, a servidora do gabinete civil, Luana Xavier fez um discurso emocionado sobre a conquista. “É uma emoção muito grande que estou sentindo agora e também senti quando a senhora assinou o Plano de Cargos. Foram 20 anos sem aumento, sem garantias de futuro. Sei que foi um grande esforço da gestão para isso acontecesse. Depois de muitas promessas de outros gestores, a senhora cumpriu o compromisso com os servidores. Muito obrigada”, disse Luana Xavier.

“A senhora foi ousada de implantar o Plano de Cargos de forma tão rápida para dar salário digno aos servidores municipais. O tempo vai mostrar que não existiu uma prefeita tão boa para os servidores quanto você”, declarou o vereador Enildo Alves, que conduziu na Câmara o processo de votação do PCCV em 2010.

Em agradecimento à homenagem recebida, a prefeita disse que espera o compromisso do serviço público. “Agradeço a Luana que foi a porta-voz dos servidores que esperaram tanto por esse momento. A prioridade da Prefeitura do Natal é cuidar de gente. Cuidando os servidores nós cuidamos de Natal, porque são os servidores que atendem e acolhem a população quando ela precisa. Esperamos contar com o compromisso de todos para que o serviço público seja ainda melhor”, declarou Micarla de Sousa.

Implantação
A implantação do PCCV foi realizada gradualmente em três fases, sendo a primeira parcela referente a 30% do plano concedida no mês de janeiro. Já no mês de março foram implantados mais 35%, referente a segunda etapa e, neste mês, os 35% restantes. A implantação dos planos, que contempla os 18.000 servidores municipais, representa um incremento de R$ 6 milhões mensais aos cofres públicos, totalizando um impacto anual de R$ 70 milhões, em média.

O PCCV é uma vitória de todos os servidores públicos do Município, que lutaram por mais de 18 anos pela valorização do seu trabalho e aguardavam a atualização da tabela remuneratória desde 1992. A partir de agora, o funcionalismo terá o reajuste anual da tabela. O plano oferece aos servidores a oportunidade de ter um rendimento compatível com a sua função, inclusive, podendo se aposentar com seus rendimentos.

O motorista Wilton Pereira da Silva é um dos que comemora a implantação do PCCV. “Nós não temos do que reclamar. Passamos muitos anos esperando por isso e nenhum outro prefeito teve a coragem de implantar o plano. O servidor agora se sente mais valorizado e pode pensar em se aposentar com tranquilidade porque antes não tinhamos condições”, ressalta o motorista.

Servidora do Município há apenas quatro anos, a diferença também foi notada pela médica Thaise Galvão. Segundo ela, o seu salário base aumentou. “Senti uma diferença imensa e já senti meu poder de consumo crescer, além da qualidade de vida. Quando entrei no serviço público, em 2007, o valor do plantão era muito baixo. Agora, quem é plantonista recebe, um valor mais do que satisfatório”, comemora Thaise.

Retrospectiva
Desde março de 2010, por iniciativa da atual gestão da Prefeitura do Natal, o Plano Geral de Cargos, Carreiras e Vencimentos começou a ser elaborado em consonância com os sindicatos. Após vários meses de discussão os projetos foram concluídos e entregues pessoalmente pela prefeita Micarla de Sousa no dia 10 de agosto ao Poder Legislativo. Até o dia da votação definitiva no dia 26 de outubro, o PCCV Geral, o PCCV Saúde e a Lei das Gratificações foram amplamente discutidos junto às categorias.

PCCV Geral
As principais vantagens da implantação do PCCV são: a possibilidade de atualização gradativa e modernização depois de implantado, ênfase nos salários, melhoria das aposentadorias, recuperação das carreiras (Cargos), implantação de uma política consistente de gestão de pessoas.

PCCV Saúde
O plano dos servidores da saúde é novo e apresenta algumas características semelhantes ao plano geral dos servidores municipais, mas com o princípio de valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). Estão incluídos no plano os seguintes cargos: Auxiliar em Saúde, Agente de Saúde, Assistente em Saúde, Técnico em Saúde e Especialista em Saúde.

No PCCV da Saúde existem 16 níveis de progressão na carreira, onde o servidor evoluirá linearmente por tempo de serviço (progressão) e através de mudança de classe (promoção). Para este último, que acontecerá a cada dois anos, serão estabelecidos posteriormente os critérios de avaliação em conjunto com as entidades representativas de classe.
Com informações da Assessoria de Imprensa
NOTA: Consideramos essa implantação a maior obra realizada pela prefeitura,haja visto que um servidor bem remunerado se motiva e traz mais quantidade e qualidade ao trabalho.