O bairro de Gramoré, na zona Norte, foi o palco escolhido para receber a primeira edição do Seminário "Pensar Natal", projeto realizado pelo PSDB em parceria com o Instituto Teotônio Vilela. Na noite desta sexta-feira (06), cerca de 100 pessoas se reuniram na sede do Conselho Comunitário para discutir os problemas da cidade e sugerir soluções. O evento ainda contou com as presenças do deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) e do vereador Dickson Nasser (PSB).

Na abertura do evento, o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, lembrou aos presentes que "não adianta fazer críticas sem apresentar soluções. Essa é uma oportunidade de escutarmos a população, os usuários da rede pública. Estamos buscando na fonte a sensação exata do problema e, ao mesmo tempo, buscando com vocês a resolução".

Para este mês de abertura do "Pensar Natal" o tema escolhido para ser debatido foi Saúde. Pela manhã, o deputado já havia visitado as instalações da unidade básica do Loteamento José Sarney, onde foram constatadas uma série de irregularidades, desde a falta de seringas e medicamentos básicos ao corte das linhas telefônicas.

No Seminário, o depoimento que mais chamou a atenção ficou por conta de dona Antônia, moradora há 28 anos do bairro de Gramoré. "Nós temos que exigir nossos direitos. Eu não tenho condições de ir para fila de posto marcar exame. Desde que cheguei aqui no bairro tudo só piorou. Hoje a sensação é de estarmos abandonados", disse.

A moradora aproveitou para denunciar que a coleta de lixo no bairro não tem mais regularidade e que o problema já está se tornando um caso de saúde pública. A população também reclamou da violência, principalmente nos casos envolvendo o tráfico de drogas, alertando para a necessidade da criação de clínicas de reabilitação.

"Impressionante o depoimento dos usuários de saúde. Sensação de impotência e descaso. Ao mesmo tempo, boas propostas. O povo quer o básico", disse Rogério Marinho ao final do encontro. Neste sábado, o "Pensar Natal" tem continuidade com o projeto "Ruas da Cidadania", que acontecerá no Vale Dourado, também na zona Norte. Na oportunidade, a população terá acesso a serviços de lazer e cidadania. O objetivo é que, ao final do ano, a legenda aproveite o resultado desses encontros e formule uma proposta administrativa para Natal.