Depois dos pilotos potiguares Victor Uchôa, André Flor e Johilton Pavlak conseguirem consolidar seus nomes dentro do automobilismo nacional e internacional, novos garotos tentam pisar fundo no kart para conquistar o Brasil e o mundo. Os pilotos Guilherme Pinheiro e Vinicius Sávio, ambos com apenas 9 anos de idade, da categoria Cadete, juntamente com Frederick Almeida, de 8 anos, da categoria Mirim, são três dessas novas promessas de novos pilotos que podem chegar longe. Os três começaram juntos há seis meses e hoje já fazem parte da equipe potiguar que se prepara para disputar a Copa Verão RN, a Copa RBC e o Campeonato Brasileiro de Kart.
 
Guilherme, que tem como principal ídolo o piloto brasileiro Felipe Massa, disse que começou a pilotar porque sempre gostou de velocidade. "Eu sempre gostei de velocidade. Meu pai me apresentou o kart e logo quis pilotar", contou. Frederick também se inspira em Massa para chegar longe. "Eu gosto de correr. Espero um dia correr num Fórmula 1", disse. Vinicius também quer pisar fundo para conseguir conquistar várias pistas pelo mundo. "Gosto de correr", brincou ao lembrar que seu grande ídolo é o piloto Ayrton Senna.
 
Os três garotos são registrados na Federação Potiguar de Automobilismo (FPA) e enfrentam uma maratona de treinos e a dificuldade da falta de patrocínios para disputar as competições de kart.
 
Édson Barreto, pai de Guilherme, lembra que os treinos são realizados duas vezes por semana visando as principais competições nacionais das categorias Mirim e Cadete. "É gratificante pra gente como ai, ver nossos filhos apaixonados por velocidade. Todos os meninos treinam duas vezes por semana, normalmente às quartas e domingos. Uma hora por treino. A gente está aproveitando esse ritmo de treinos já pensando no Campeonato Brasileiro e na Copa RBC. Inclusive, no próximo dia 20 vamos realizar a Copa Verão com apoio da Federação para por os garotos dentro de uma competição. Como todos são federados, a própria FPA fornece a pista de graça", destaca.
 
Mas Édson lembra que a equipe potiguar enfrenta a falta de patrocínios. O investimento inicial para o kart gira em torno dos R$ 10 mil. "O problema é que a gente não gasta só com isso, tem a manutenção constante de motor, tem mecânico, pneus, os gastos são constantes, principalmente quando alguma coisa quebra", lembrou Édson. Atualmente as empresas Névoa, FJ Construções e Lauto patrocinam os três pilotos.
 
Guilherme, Frederick e Vinicius não se preocupam com as adversidades e esperam trazer bons resultados já na Copa Verão. "Só quero pisar fundo e ganhar", avisou Frederick.

PATROCÍNIO
Interessados em patrocinar a equipe potiguar podem entrar em contato com a Federação Potiguar de Automobilismo através do telefone 3206-5870.