O governo do Estado está preparando um projeto para ser encaminhado à Assembleia Legislativa criando novos incentivos fiscais para atrair indústrias para Natal e o interior. O objetivo é tornar o Rio Grande do Norte competitivo e para isso ofertará as mesmas condições de Estados como Pernambuco e Ceará, que têm levado vários investidores que já haviam escolhido o RN."Eu tenho certeza que nenhum Estado vai oferecer melhores condições de competitividade que as nossas", assegurou a governadora Rosalba Ciarlini aos fabricantes de turbinas eólicas, nesta terça-feira, 22.
 
Reunida com representantes dos fabricantes da Dinamarca, Índia, Espanha, Alemanha, Argentina e outros países que investem na produção desse e de outros equipamentos para a exploração da energia limpa, Rosalba voltou a afirmar que o governo tem interesse na parceria, entendendo que os investimentos de R$ 8,12 bilhões darão um impulso ao desenvolvimento do Estado. 
Além da necessidade de adequação da política de incentivos fiscais para empreendimentos de geração de energia eólica, os fabricantes estão preocupados com a logística e o transporte dos equipamentos e sugerem a criação de uma força-tarefa envolvendo a Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  Juntos, eles elaborariam um plano geral de transportes, com cronograma e roteiro da chegada dos aerogeradores, pás e outros equipamentos para os Parques que estão sendo implantados em diversos municípios. Nos próximos três anos serão movimentados pelas BRs 304 e 406 e por várias estradas estaduais, pelo menos 1.032 aerogeradores, 3.096 pás e mais de 4 mil seções de torres. Os equipamentos exigirão transportes especiais com carreta de grande porte e batedores. Isso representará 8.256 viagens pelas rodovias do RN, com as carretas saindo dos Portos do Mucuripe e Pecém, Ceará e Suape, Pernambuco.

A governadora disse que se empenhará para que essa dificuldade seja superada, propondo a utilização do Porto de Natal que recebe atenção especial para se adaptar às exigências do transporte desse tipo de equipamento. Além das condições para a chegada das cargas, o governo quer baratear os custos de embarque. Outra alternativa é o transporte ferroviário. A governadora já conseguiu com o Ministério dos Transportes, dois galpões que poderão trazer carga da estação de trem de Ceará-Mirim. "Podem ter certeza que vamos disputar de igual para igual com outros Estados nordestinos", reafirmou a governadora. 

Falando em nome dos representantes dos fabricantes, o diretor presidente do grupo bioenergy, Sérgio Marques, disse que o apoio estatal e a abertura desse canal entre governo e empreendedores são essenciais para o crescimento da eólica no Estado. "Esse canal de interlocução traz conforto e segurança para os investidores", concluiu."A estabilidade para que os investidores se sintam seguros é fundamental. Toda minha equipe estará sempre disponível para facilitar os entendimentos", completou a governadora, ressaltando que a segurança jurídica é um ponto muito importante.