http://www.mp.rn.gov.br/mostra_imagem.asp?id=1149
A Promotora de Justiça de Defesa do Direito à Educação de Natal, Zenilde Alves, visitou o novo Secretário Municipal de Educação, Walter Fonseca, nesta terça-feira (15/03) e conversou sobre a situação da pasta. Problemas apontados  por educadores e educandos e questões administrativas que tem inviabilizado o reinício das aulas em algumas escolas da capital forma a pauta principal da reunião.

Segundo Zenilde Alves foram apontados vários temas com o executivo municipal. “Conversamos sobre muitos temas, dos quais posso destacar os Processos Seletivos Simplificados para contratação de professores temporários, a convocação de educadores infantis concursados, e sobre a falta de vagas no ensino fundamental” pontua a Promotora.


Vagas


Na pauta discutida, a falta de vagas no ensino fundamental teve ampla discussão. Segundo Zenilde Alves “existem hoje duas regiões onde há substancial falta de vagas nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a Região Oeste e a Norte, esta última com destaque especial para os bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Nova Natal”.


“Como a universalização do Ensino Fundamental já foi concluída, a falta de vagas constitui responsabilidade do gestor”, complementa. A situação é grave até o ponto de crianças que já estão na rede municipal, na Educação Infantil, não terêm sua matrícula garantida no 1º ano do Ensino Fundamental.


Estrutura


Além da falta de vagas, Zenilde Alves, também mostrou ao secretário a preocupação do Ministério Público sobre a falta de condições mínimas para o funcionamento de diversas escolas em Natal. Algumas não têm condições físicas para iniciar o ano letivo após o fim da greve dos professores. Problemas como falta de água, sumidouro estourado e até parede dando choque são frequentes.

com informações do Ministério Público