A equipe da Prefeitura Municipal de Janduís se reuniu na manhã de ontem (21) com os universitários janduienses. A reunião foi realizada no salão nobre da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Salomão Gurgel, do secretário de Educação Cácio Santos, do secretário de Finanças Marcosuel Arruda e do assessor Jurídico Gaspar Brilhante. Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Adeilson Alves, os vereadores Antônio Rênio, Jozenildo Morais e Paulo Silvano, além dos estudantes universitários.


Na pauta da reunião, foi feita a apresentação de uma proposta para o apoio do transporte dos estudantes de Janduís, que cursam faculdade nas cidades de Patu, Assu e Caraúbas.

O Município já realiza esse serviço desde 2005, quando teve início o segundo mandato do prefeito Salomão Gurgel. Desde o início do ano são feitas discussões no sentido de garantir a continuação desse serviço, já que não existem recursos carimbados do Ministério da Educação para esse fim e a Prefeitura precisa arcar com esses gastos utilizando os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que são escassos. O gestor lembrou que para realizar esse transporte é preciso fazer toda uma organização dos gastos constitucionais.

Salomão Gurgel ressaltou que a Prefeitura de Janduís não tem medo de enfrentar os problemas e que o objetivo da Administração é concentrar os seus esforços laborativos na solução das demandas sociais. "Em Janduís, estamos praticando o diálogo democrático. E a sociedade precisa saber dialogar com o Poder Público a fim de buscar a solução dos problemas que vão surgindo", afirmou o gestor.

Nessa negociação foram levados em consideração vários fatores: um deles é que a tropa de ônibus escolares do Município deve priorizar o transporte dos estudantes do ensino básico e fundamental, que é o dever constitucional dos municípios; há uma sobrecarga de trabalho dos motoristas da Secretaria de Educação; além de tudo isso, a Prefeitura está saindo de uma crise financeira, decorrente da queda nos repasses constitucionais, e o Município está em processo de equilíbrio das contas públicas.

A proposta - A solução veio através da capacidade de articulação da Prefeitura de Janduís que, com as prefeituras de Campo Grande e Triunfo Potiguar, que também possuem uma demanda de estudantes universitários, firmou parceria no sentido de garantir o transporte desses estudantes. Dessa forma, as três cidades vão dividir os gastos e as responsabilidades garantindo a continuação desse serviço. Os três municípios contam com 67 estudantes universitários.

Os estudantes universitários das três cidades citadas também vão contribuir para esse serviço com o valor mensal de R$ 43. No caso de Janduís, o Município vai conceder bolsas de auxílio aos universitários carentes, após um estudo realizado pela assistente social local. A contra-partida dos beneficiários virá através de serviços nas escolas, como a realização de oficinas culturais ou aulas de reforço, de acordo com as habilidades de cada um.

Na opinião de Salomão Gurgel, a partir dessa discussão o Município deve elaborar uma política pública destinada para essa finalidade, tendo em vista que a cada ano cresce o número de estudantes janduienses aprovados no vestibular. O gestor ressalta que a proposta deve ser encaminhada para a Câmara Municipal e transformada em Lei, para garantir o apoio do Município a essa demanda.

A ex-estudante universitária Lidjane Araújo que participou da reunião parabenizou a Prefeitura de Janduís pela iniciativa de fazer essa discussão com os estudantes locais. Ela destacou as dificuldades enfrentadas em outras gestões, onde os outros prefeitos informavam que o Município não disponibilizava de recursos e os alunos viajavam de pau-de-arara para concluir um curso universitário. Hoje, segundo Lidjane, a demanda aumentou bastante, pois são três cidades-pólo. E o Município, mesmo não tendo a obrigação de realizar esse serviço, demonstrou flexibilização e interesse em resolver a questão.

Na reunião, a Prefeitura sugeriu que a classe criasse uma associação dos estudantes universitários de Janduís, que será fundamental no sentido de organizar o grupo e buscar soluções conjuntas para os problemas que vão surgindo.

Com informações da Assessoria de Imprensa