A “Operação Alegoria” desencadeada pela Polícia Federal desde o dia 15 de janeiro em Natal, resultou na tarde da última quarta-feira,9, na prisão em flagrante de um comerciante goiano de 27 anos e um motorista mato-grossense, 45 anos e na apreensão recorde de 161 kg de crack, a maior da história feita pela PF em solo potiguar.

Com a proximidade do carnaval os policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), intensificaram a fiscalização junto ao setor hoteleiro da capital visando reprimir o tráfico de substâncias entorpecentes. Durante o desenrolar das investigações dois homens que estavam hospedados em um hotel da zona leste da cidade passaram a ser observados, pois no estacionamento chamava atenção uma picape Ford F-250 carregada com dois grandes tonéis plásticos comumente utilizados para o armazenamento de produtos químicos. Como o veículo estava completamente sujo de barro e a placa era do Estado de Goiás, os policiais deduziram que para chegar no RN muito provavelmente aquele carro havia percorrido estradas não pavimentadas como forma de evitar possíveis abordagens policiais nas BRs.

A suspeita aumentou mais ainda quando a PF checou o nome dos dois hóspedes e descobriu que um deles já havia sido preso anteriormente por tráfico de drogas em Mato Grosso. Um outro fator que também provocou desconfiança foi que a dupla se identificou no estabelecimento na condição de “turista”, porém estranhamente ficou o tempo todo trancada no apartamento.

Diante das evidências, os policiais após uma longa espera resolveram abordar os acusados, os quais durante uma rápida entrevista se mostraram surpresos e visivelmente nervosos.

Indagados o que faziam na cidade e o que levavam dentro dos tonéis na carroceria da picape eles não apresentaram respostas convincentes, por isso foram convidados a se deslocar até o estacionamento, mas antes que chegassem ao local confessaram que transportavam droga.

Imediatamente conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal lá os recipientes foram abertos e encontrados no seu interior 151 tabletes de crack enrolados em fita plástica e misturados a uma grande quantidade de milho e sal, uma tentativa de provavelmente disfarçar o odor característico da droga.

Além do crack e do veículo, com a dupla também foram apreendidos R$ 14.520,00 em espécie, máquina fotográfica, GPS, ferramentas, notebook e aparelhos celulares.
Autuados com base na Lei 11.343/2006 os acusados estão recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Pirangi à disposição da Justiça.