O horário de verão fez muitos candidatos a advogados perderem a prova objetiva do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) equivalente a 2010.3, ontem, em Natal. No cartão de inscrição havia a informação de que a prova seria realizada às 14h, seguindo o relógio de Brasília, que está em horário de verão. Muitos não entenderam que, em Natal, a aplicação das provas ocorreria às 13h e ficaram de fora do exame.

O bacharel em direito Hugo Cruz, 29 anos, visivelmente irritado, tentou, sem sucesso, convencer a coordenação do exame a liberar a entrada dos que chegaram após o início da prova. "Já fiz o exame da OAB três vezes. Essa é a primeira vez que perco uma prova, por causa de um erro besta. Eu sabia que estávamos em horário de verão. Mas, no cartão, não vinha dizendo o horário de abertura e de fechamento dos portões. Não ficou claro", questionou.

Além de Hugo, mais quatro pessoas chegaram após as 13h, no momento em que a equipe de reportagem visitou o local da prova. O cartão de inscrição também dizia para os candidatos chegarem uma hora antes do início. Após o impacto de primeiro momento, os bacharéis em Direito que perderam a prova perceberam que só restava a ales esperar pelo exame do ano que vem.

Para os candidatos que fizeram a prova, os gabaritos preliminares serão divulgados às 17h da próxima terça-feira. O resultado preliminar sairá no dia 27 de fevereiro, no mesmo horário. A prova subjetiva, prático-profissional, está marcada para o dia 27 de março. Como o Exame não tem reserva de número de vagas, basta o examinado alcançar a nota mínima que o habilitará a solicitar inscrição na OAB.

Por Allan Darlyson do DN