A Rede Potiguar de Televisão Educativa ultima providências para lançar canal em Natal no mês de fevereiro. A RPTV é fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a ONG Centro de Documentação e Comunicação Popular (Cecop), e já conta com canal em Currais Novos.

As imagens da Rede Potiguar de Televisão serão transmitidas em Natal através da operadora Cabo Telecom. O estúdio do canal, localizado nas dependências da Secretaria de Educação, já está pronto, e conta com moderno equipamento digital de edição e iluminação, câmeras, cenários. Sua estrutura permite gravações de programas e transmissão ao vivo com qualidade.
A equipe local contará com profissionais do quadro da Secretaria de Educação e da área da comunicação, e jovens de escolas públicas devidamente capacitados para o trabalho com vídeo.

Segundo o coordenador da RPTV, Raimundo Melo, já estão sendo capacitados jovens estudantes nos municípios de Natal e Nísia Floresta e Currais Novos. São cursos de edição de vídeo, reportagem, câmera, animação e texto jornalístico. "Também estamos desenvolvendo trabalhos de elaboração de projetos de programas, pesquisas e elaboração de roteiros de séries para TV", acrescenta Melo.

Entre os projetos que podem virar futuros programas da RPTV estão: "Realizadores audiovisuais", "Personalidades da História do RN", "Prédios escolares centenários, e "Roda de Conversa" (conduzido por jovens).

Programação da Rede

Já no ar em Currais Novos, a programação da RPTV retransmite produções nacionais da TV Escola e séries feitas pelo ITAU Cultural, Ministério da Cultura e Canal Futura. A programação local fica a cargo do Centro de Documentação e Comunicação Popular, da própria RPTV, e de realizadores independentes.

Além de Currais Novos e Natal, a Rede Potiguar de Televisão Educativa deverá chegar, ainda este ano, aos municípios de Mossoró e Assu. "Nossa expectativa é conseguir implantar e consolidar esse projeto de comunicação diferenciada como uma política pública de Estado que contribua com a Educação, a Cultura, e a Cidadania. Isso tudo com foco no protagonismo juvenil", completa Raimundo Melo.

O projeto desenvolvido pela RPTV, que enseja aos próprios jovens estudantes a oportunidade de produzirem documentários e reportagens de televisão, já está sendo reconhecido em termos nacionais. Em encontro do Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direito da Criança e do Adolescente, realizado este mês em Brasília, selecionou o trabalho feito pela RPTV como um dos 50 melhores em todo o Brasil.

No Encontro, a equipe da RPTV apresentou documentários e reportagens feitas por jovens estudantes do município de Currais Novos. "A experiência chamou muito a atenção das diversas universidades presentes, que mostraram interesse em conhecer o projeto e estabelecer parceria com a Secretaria de Educação e com o Cecop", ressalta o coordenador da RPTV, Raimundo Melo.

A partir de março de 2011, a RPTV estará produzindo, em parceria com o Canal Futura, série de documentários sobre a temática: "O modo de Ser e do fazer cultural" das diversas regiões do país. Os documentários serão transmitidos pelo próprio Canal Futura e pela RPTV. A série foi decidida a partir da apresentação de documentário, da série Curta Nordeste da Cecop, abordando a vida e o trabalho do sanfoneiro Zé de Gorete. "No documentário, o artista popular é o narrador e o protagonista de sua própria história", acrescenta Raimundo Melo. 

Com informações da SEEC/RN