Das 30 ambulâncias do Samu que estavam paradas, 16 apresentaram problemas e precisam de reparos mecânicos. Os outros automóveis que estavam em bom estado, conforme orientação da governadora, foram encaminhados ao interior.
Treze já estão atendendo a região Metropolitana de Natal. Na última sexta-feira (21), dois veículos foram enviados para o município praiano de Tibau, na região Oeste do Estado. Uma ambulância com UTI móvel e uma caminhonete 4x4, que auxiliará em resgates em locais de difícil acesso.
O coordenador estadual do SAMU, Rodrigo Azevedo, explicou que o envio dos veículos para a cidade de Tibau visa atender uma necessidade do próprio município, que chega a contar com 100 mil pessoas em sua população circulante.
Tibau, segundo ele, não possuía atendimento de urgência e as pessoas que se envolviam em acidentes eram transportadas em carros comuns, sem aparato médico. Ele enfatiza que esse método é arriscado, pois o ideal é que a vítima permaneça no local até receber atendimento médico.
Rodrigo Azevedo explica ainda que, além da ambulância e da caminhonete, o município praiano foi contemplado com uma sala voltada ao pronto socorro, onde podem ser feitos todos os procedimentos médicos antes que o paciente possa ser transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró.
Mídias Sociais