A governadora Rosalba Ciarlini assinou decreto, que será publicado na edição deste sábado (08) do Diário Oficial do Estado, determinando a suspensão por 45 dias da execução do contrato entre o Estado e o consórcio Inspar. Com isso, a inspeção veicular prevista para começar na próxima segunda-feira (10) fica, também, suspensa.

Por decreto, a governadora determina que durante este período de 45 dias, DETRAN, Procuradoria-Geral do Estado e IDEMA reavaliem o contrato entre o Estado e o consórcio Inspar. Especialmente no tocante à frota alvo, regiões que serão atendidas prioritariamente, cronograma de implantação e peculiaridades de cada município quanto à poluição do ar.

O objetivo do Governo permanece sendo a defesa do meio ambiente e, nessa questão, obedece à Resolução Nº 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Mas o ato preserva o interesse do consumidor que não pode ser constrangido a uma despesa sem comprovação de sua necessidade. Por isso, a avaliação privilegiará tanto a defesa do meio ambiente como dos consumidores.