ARA KETU

Mais de cinco milhões de pessoas já dançaram ao som do Ara Ketu. Em Salvador, nas capitais e municípios brasileiros chegando a Europa, Estados Unidos ganhando o continente africano. Princípio do som singular e forte que a banda entoa nos shows, carnavais e ensaios, o Ara Ketu se tornou durante estes 31 anos, uma das principais agremiações carnavalescas do país.

Os ensaios, que começaram em 1979, inauguraram uma época de sucesso seguida até hoje pelos artistas baianos. Os compositores tiveram a chance de mostrar seus talentos inscrevendo-se para os ensaios do Ara Ketu. A melhor, a vencedora, ditava as batidas do maior carnaval do planeta no ano seguinte. Os primeiros passos foram dados nos ensaios: de Periperi passando pela Rua Chile. A palavra de ordem é retomá-los resgatando e trazendo à cena baiana os encontros tradicionais que marcaram época e ditaram comportamentos e a maneira de fazer diversão em Salvador.

Para começar este mês e se estender até o verão 2011 a proposta é levar os Ensaios do Ara Ketu ao Espaço Cultural da Barroquinha, no centro histórico de Salvador. Será sempre na quinta-feira de cada semana, o dia historicamente escolhido há 31 anos. O resgate da cultura baiana se mostra presente neste projeto trazendo novamente a luz do público os compositores que devem levar suas artes para entrarem para o repertório do Ara Ketu no Carnaval de 2011 e bandas de samba raiz para começarem as batidas a partir das 19 horas. Seguindo a proposta de ser afro, moderno, descolado e jovial.



BANDA ARA KETU

O ano de 1989 traz ao repertório do Ara Ketu, de origem tribalística, alguns instrumentos eletrônicos  experimentados na África. A primeira banda baiana a empunhar uma guitarra elétrica. O som do Ara começou a ganhar reconhecimento nacional e internacional e receber participações especiais nos ensaios e convites para a mistura de ritmos com Jimmy Cliff, Julio Iglesias, Elvis Crespo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Ivete Sangalo, entre outros.

Sempre a frente da banda vozes masculinas – Paulinho, Buziga, Rebouças, Birro e Tatau – o Ara Ketu volta a renovar. Surpreendida pela empresária fundadora do Ara Ketu, Vera Lacerda, conhecida e reconhecida por todos nos bastidores da axé music, em outubro de 2007: quer cantar com a banda Ara Ketu? A jovem Larissa Luz mostrou o timbre forte e marcante já ao aceitar o convite.  Era a primeira vez que o Ara Ketu seria comandado por uma voz feminina.

LARISSA LUZ

A voz feminina da vocalista Larissa Luz, forte e intensa, veio para somar na nova formação da banda. No palco, a cantora canta, toca, dança e ilumina por onde passa. Já fez parte do INTERAT e participou de bandas baianas.
A cantora sempre está em busca de novidades para representar como ninguém as mulheres negras, jovens e determinadas. Hoje, Larissa mistura o tradicional com o moderno; a percussão que já é peculiar do Ara com timbres eletrônicos e idéias inovadoras. Traz em seu repertório o negro africano, o norte americano, o sul-americano e as novidades que acontecem no mundo fundindo em uma raça só.
O repertório atual segue suas tradicionais influências afro agregando pesquisas de canções que marcaram a história da música popular brasileira, compondo novas versões e garimpando na própria lavra do Ara Ketu.

Discografia

O primeiro álbum Ara Ketu foi lançado em 1992 batendo 40 mil cópias. O ano de 1994 aponta como o auge da banda com Ara Ketu Bom Demais batendo mais de dois milhões de discos vendidos e aplausos consolidados em shows pela Europa e Ásia. Em 95, Dez, bateu a marca de 450 mil cópias. Já em 98, a banda lança o álbum Ara Ketu Ao Vivo, que vendeu mais de 2 milhões de cópias recebendo discos de ouro, platina, platina duplo e diamante. Em seu primeiro DVD Ensaio do Ara Ketu (2002), o grupo contou com as participações de Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Toni Garrido, Durval Lellis e Adelmo Casé. Nesta primeira fase foram ao todo três discos de vinil, 15 cds e um dvd.



O primeiro registro da nova roupagem, com Larissa Luz, foi gravado em Salvador, no Trapiche Barnabé, em agosto de 2008. As ruínas de um antigo armazém na região do Comércio, na Cidade Baixa, ganharam iluminação cênica e um palco montado sobre um espelho d' água. O resultado, o DVD Ara Ketu Ao Vivo em Salvador (SONY BMG), marca a nova fase do Ara Ketu.


SOLIDARIEDADE
O Ara Ketu sempre andou de mãos dadas com sua origem humilde da periferia ferroviária baiana. Seus primeiros batuques também ecoaram na comunidade de Periperi. A cada passa dado na música era outro paralelo com a solidariedade ajudando os moradores a crescerem profissionalmente e encontrem um caminho através do Instituto Ara Ketu. Hoje no quarteirão que ocupa em Periperi, em Salvador, o instituto está focado nas aulas esportivas e nos cursos de capacitação profissional.

O ambiente que envolve o Ara Ketu, banda, instituto e ensaios permanece resgatando a herança africana, a tradição cultural do povo negro sem perder aspectos da arte, do comportamento e da religiosidade do povo brasileiro.

Com informações da Assessoria de Imprensa,
Mixmidia e Diário Potiguar