Conheça o perfil da mulher que irá comandar o Rio Grande do Norte pelos próximos quatro anos: 

In­te­gran­te das fa­mí­lias mais tra­di­cio­nais de Mos­so­ró: a Es­cós­sia, Ro­sal­ba, com o so­bre­no­me Ciar­li­ni, tam­bém é des­cen­den­te de ita­lia­nos. Nas­ceu em Mos­so­ró, no dia 26 de ou­tu­bro de 1952 e é a mais velha de uma fa­mí­lia de nove ir­mãos. 

Ro­sal­ba é ca­sa­da há 36 anos com o ex-deputado es­ta­dual Car­los Au­gus­to Ro­sa­do com quem tem qua­tro fi­lhos. Formou-se em me­di­ci­na pela UFRN com es­pe­cia­li­da­de em pe­dia­tria. A car­rei­ra po­lí­ti­ca só co­me­çou em 1988 quan­do foi elei­ta, pelo PDT, tornou-se a pri­mei­ra mu­lher a co­man­dar a pre­fei­tu­ra de Mos­so­ró, de­pois de ven­cer a elei­ção mu­ni­ci­pal de 1988.

No man­da­to, Ro­sal­ba go­ver­nou a se­gun­da maior ci­da­de do Rio Gran­de do Norte até 92. O su­ces­so da pri­mei­ra ges­tão fez com que ela pos­te­rior­men­te fosse re­con­du­zi­da ao cargo por mais dois pe­río­dos, num total de doze anos de ad­mi­nis­tra­ção.

Du­ran­te as ges­tões de Ro­sal­ba a pre­fei­tu­ra de Mos­so­ró re­ce­beu prê­mios da Or­ga­ni­za­ção Mun­dial da Saúde (OMS), Fun­da­ção Ge­tú­lio Var­gas e Fun­da­ção Ford, em re­co­nhe­ci­men­to à exe­cu­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas vol­ta­das para a me­lho­ria da qua­li­da­de de vida da po­pu­la­ção. O Ins­ti­tu­to Ayr­ton Senna e a Fun­da­ção Banco do Bra­sil tam­bém re­co­nhe­ce­ram o tra­ba­lho de Ro­sal­ba, fir­man­do par­ce­rias com a pre­fei­tu­ra na área da edu­ca­ção.

Como re­sul­ta­do das ad­mi­nis­tra­ções de Ro­sal­ba, Mos­so­ró foi clas­si­fi­ca­da como a 27ª me­lhor ci­da­de do país para se morar e fazer car­rei­ra. A rede mu­ni­ci­pal de saúde foi con­si­de­ra­da pela OMS como a 13ª me­lhor do Bra­sil.

Em 2006 Ro­sal­ba foi elei­ta se­na­do­ra, tornando-se a pri­mei­ra mu­lher do Rio Gran­de do Norte a ocu­par uma ca­dei­ra do Se­na­do Fe­de­ral. O pio­nei­ris­mo e de­ter­mi­na­ção, ela diz ter her­da­do da ta­ta­ra­vó Anna Flo­ria­no, uma das lí­de­res do Motim das Mu­lhe­res de Mos­so­ró, mo­vi­men­to con­tra o alis­ta­men­to mi­li­tar de fi­lhos e ma­ri­dos du­ran­te a Guer­ra do Pa­ra­guai. "Como ela, nunca fugi da luta por meus ideais", diz Ro­sal­ba.
Fonte: Correio da Tarde - Mar­cius Va­le­rius