A par­tir de ama­nhã o Go­ver­no do Es­ta­do para a ter um novo co­man­dan­te. A go­ver­na­do­ra di­plo­ma­da Ro­sal­ba Ciar­li­ni re­ce­be­rá das mãos do Le­gis­la­ti­vo o termo de posse do co­man­do da ad­mi­nis­tra­ção do Rio Gran­de do Norte, em ce­ri­mô­nia rea­li­za­da no Tea­tro Al­ber­to Ma­ra­nhão.

Um dos prin­ci­pais de­sa­fios en­fren­ta­dos por ela será o de­sa­fio de man­ter as con­tas em dia e ainda con­se­gui exe­cu­tar as pro­mes­sas de cam­pa­nha, prin­ci­pal­men­te, nas áreas da Saúde, Se­gu­ran­ça e Edu­ca­ção.

O tra­ba­lho de­sem­pe­nha­do pela equi­pe de tran­si­ção de go­ver­no re­ve­lou um rombo nos co­fres pú­bli­cos es­ti­ma­dos em cerca de R$ 800 mi­lhões so­men­te até de­zem­bro, sem con­tar com a folha de pa­ga­men­to e com as des­pe­sas ex­tras da Saúde, o que po­de­ria fazer o dé­fi­cit ul­tra­pas­sar a casa de um bi­lhão de reais. Os atuais go­ver­nis­tas negam o rombo bi­lio­ná­rio, ale­gan­do "di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras" na casa dos R$ 200 mi­lhões.

Não bas­tan­do as di­fi­cul­da­des já apre­sen­ta­das para o iní­cio de go­ver­no, Ro­sal­ba já co­me­çou a pagar as con­tas pú­bli­cas, antes mesmo de as­su­mir o cargo. O go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB), an­te­ci­pou a re­cei­ta re­fe­ren­te ao ICMS, que ven­ce­ria em ja­nei­ro de 2011 para esse mês como uma forma de pagar a folha do fun­cio­na­lis­mo pú­bli­co re­fe­ren­te ao mês de de­zem­bro.

Em seu favor, Ro­sal­ba tem es­co­lhi­do bons nomes para as­su­mir pas­tas es­tra­té­gi­cas. Nomes téc­ni­cos, sem vín­cu­los po­lí­ti­cos, ca­pa­zes de rea­li­zar bons tra­ba­lhos pro­mo­ven­do o Go­ver­no. Al­gu­mas pas­tas ainda ti­ve­ram os acor­dos po­lí­ti­cos, mas são pas­tas com menor exi­gên­cia e vi­si­bi­li­da­de po­pu­lar. Ro­sal­ba segue a fren­te do go­ver­no, ga­ran­ti­da­men­te, até o ano da Copa, quan­do se es­pe­ram avan­ços, prin­ci­pal­men­te na mo­bi­li­da­de ur­ba­na e in­fraes­tru­tua.
Fonte: Correio da Tarde - Mar­cius Va­le­rius