Moradores do Parque dos Coqueiros discutiram
sobre o local para instalação da UPA
A comunidade do Nossa Senhora da Apresentação está confiante na instalação da Unidade de Pronto Atendimento do bairro. O secretário adjunto de operação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Sueldo Florencio, reiterou na sexta-feira passada, durante reunião com moradores da região, o compromisso da Prefeitura do Natal em instalar no próximo ano, a terceira UPA no Parque dos Coqueiros, entre as ruas Santa Felicidade, Serra da Cantareira, Recanto Verde e Pirilampos.


A dúvida dos moradores teve início, após o surgimento de comentários acerca da impossibilidade da construção no local, já que se trata de uma área verde. Diante disso, a comunidade reivindica a implantação da UPA no terreno predefinido e promete entregar nesta quarta-feira (3), um abaixo assinado à prefeita Micarla de Sousa, com pelo menos dois mil nomes.

Segundo o líder comunitário Francisco Henrique dos Santos, o terreno escolhido pela comunidade possui logística privilegiada, principalmente para quem depende do transporte coletivo. “Temos uma única linha (67), mas ela percorre todos os conjuntos e loteamentos do Nossa Senhora da Apresentação, passando exatamente ao lado desse local onde queremos a UPA”, justificou.

Na campanha em prol da construção da terceira UPA, vários moradores agradeceram a iniciativa da prefeita em instalar a unidade de pronto atendimento 24 horas no Parque dos Coqueiros, como foi o caso do aposentado João Bôsco. “Tenho um pai que sofre de problemas respiratórios e foi muito bem atendido na UPA de Pajuçara. Sabemos que essa unidade vai trazer muitos benefícios à população, mas queremos que ela seja aqui, que é um ponto central e de fácil acesso a todos”, disse.

O secretário Sueldo Florencio garante que a Prefeitura vai acatar o anseio da população, fazendo a permuta da área verde por área de destinação de uso comunitário. Contudo, escolherá outro terreno de dimensões equivalentes para destinação de área verde, como prevê o partido urbanístico. “Nenhum morador precisa se preocupar. Vamos construir a UPA no local escolhido pela comunidade, que, inclusive, foi endossado pela prefeita. Paralelo a isso, vamos também garantir o espaço público para destinação de área verde, com canteiros, árvores e toda a vegetação característica da região”.

O contrato para a construção da terceira UPA foi assinado desde o último dia 18 e custará R$ 3.200.000,00 aos cofres públicos. A unidade de porte II será construída em uma área de aproximadamente 1100 m² e terá capacidade de 300 atendimentos diários.

Com informações da Secom.