Foto: SEEL
O Secretário de Esportes, Júlio Protásio, anunciou nesta terça-feira que está deixando o comando da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel) e que irá retornar à Câmara Municipal de Natal, retomando o mandato de vereador. Apesar do pouco tempo à frente da Seel, apenas sete meses, Protásio conseguiu dar uma cara nova à Secretaria e entrega a pasta após concretizar uma série de ações em benefício do desporto potiguar. Em sua gestão, o secretário primou pelas parcerias junto às federações, democratização do esporte e pela interiorização das ações. Protásio antecipa a sua saída da secretaria para poder contribuir, como vereador, neste final de ano, com o processo de discussão das políticas públicas para a cidade do Natal em 2011.

“A minha missão foi cumprida com muito empenho. Me dediquei bastante nos últimos sete meses e estou certo de que fizemos uma grande gestão à frente da Secretaria de Esportes. Deixamos marcos importantes, democratizamos o esporte, atendemos as mais diversas modalidades esportivas, sem preconceito a nenhum setor esportivo. Realizamos cursos, campeonatos, apoiamos os atletas com passagens, troféus, enfim, promovemos esporte, lazer e cidadania na capital e no interior do Estado”, analisou Júlio.


Entre as ações realizadas pelo secretário ao longo dos últimos sete meses, destaca-se a III Conferência Estadual do Esporte, que reuniu cerca de oitocentas pessoas no Hotel Praiamar; o programa Lazer para Todos, que levou recreação e cidadania a diversos bairros carentes de Natal; as Olimpíadas Escolares, que atingiu recorde de atletas inscritos; o Curso de Capacitação para Gestores Esportivos; a Colônia de Férias de Todos, que atendeu quinhentas crianças da rede pública de ensino; o Jungle Fight, evento de MMA que lotou o Ginásio Nélio Dias e registrou recorde de público; a Semana Olímpica, que teve por objetivo difundir os ideais olímpicos no RN, trazendo a Natal diversas personalidades do esporte.


Além destes projetos, o secretário também foi o responsável por assegurar junto ao Governador Iberê Ferreira a verba necessária à reforma básica do Estádio Juvenal Lamartine. Mais recentemente, o secretário lançou o programa “RN Ativo”, que consiste em oferecer acompanhamento profissional aos praticantes de caminhadas e atividades físicas no Parque das Dunas, garantindo a prática saudável e segura dos exercícios.


“Como o momento é de contenção de despesas por parte do Governo Estadual, não poderei realizar nenhum projeto novo na Seel até o final do ano. Diante disso, estou antecipando a minha saída da secretaria por acreditar que cumpri o meu papel à frente da mesma e que agora serei mais útil na Câmara Municipal, cumprindo o meu mandato como vereador e reafirmando o meu compromisso com os meus eleitores e com a cidade do Natal. Este é o momento em que são discutidas as políticas públicas e a verba para o próximo ano. Quero contribuir com este processo e por isso solicitei a minha exoneração do cargo de Secretário de Esporte ao Governador Iberê Ferreira de Souza”, comentou Protásio.

Fonte: Seel