O governador Iberê Ferreira de Souza vai inaugurar o novo hospital estadual Dr. Ruy Pereira dos Santos (antigo ITORN), nesta sexta-feira (08), às 10h. A nova unidade hospitalar já recebeu os primeiros pacientes, transferidos da clínica médica do Hospital Walfredo Gurgel e, até o final da próxima semana, deverá receber mais pacientes. Ao todo, o Ruy Pereira vai disponibilizar para a rede pública de saúde 100 novos leitos.

“Estamos garantindo um novo hospital estruturado e com 100 leitos para atender à população de Natal e do Rio Grande do Norte. Nosso objetivo é enfrentar e vencer o desafio de melhorar a assistência de saúde pública do Estado. Estamos dando a agilidade e os recursos que a situação exige e a população necessita”, afirmou o governador Iberê Ferreira.


O contrato para a locação do antigo ITORN foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia 9 de setembro e tem vigência de um ano. Pelo documento, funcionarão na unidade 100 novos leitos, dos quais 84 são clínicos e 16, de terapia intensiva (UTI). O valor total do investimento é da ordem de R$ 2,4 milhões, referente ao valor mensal de R$ 200 mil pelo período de 12 meses. Assinaram o documento, pelo Governo do Estado, o secretário estadual de Saúde, George Antunes, responsável pela administração da nova unidade, e o médico Cipriano Correia, proprietário do Instituto de Traumatologia e Ortopedia - ITORN.

O Hospital Estadual Ruy Pereira, localizado nas dependências do antigo ITORN, no bairro de Petrópolis, irá reduzir a superlotação no Walfredo Gurgel, oferecendo atendimento de clínica geral, UTI, e fará cirurgias vasculares e de traumatorpedia.