A quantidade de habitantes por domicílio está diminuindo no Rio Grande do Norte devido à redução na taxa de natalidade da população, que tende a ter cada vez menos filhos. Com base nos dados preliminares coletados pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média no estado hoje é de 3,52 em 2010, enquanto em 2000, a média de pessoas morando em cada domicílio potiguar era de 4,13.

Esta é uma das conclusões divulgadas pelo órgão, com base nas informações preliminares do Censo 2010, que teve início no dia 2 de agosto e cuja coleta de dados ocorrerá até o próximo dia 22.

De acordo com o IBGE, a uma semana de concluir o recenseamento, 96,6% da população potiguar informou seus dados aos recenseadores, em mais de 850 mil domicílios. Esse resultado é superior ao registrado na região Nordeste, onde o órgão coletou dados de 92,7% da população, bem como o total de todo o país, uma vez que 92,4% dos brasileiros forneceram as informações necessárias ao órgão, até o momento. 

Dos 167 municípios potiguares, apenas em Senador Georgino Avelino o trabalho do censo demográfico já foi concluído e em 115, apenas a coleta foi finalizada. Além disso, das 51 localidades  em que a coleta ainda está em andamento, praticamente a metade possui mais de 20 mil habitantes, incluindo a região da Grande Natal. Somente na capital, o total da população recenseada até o momento é de 94%.
Fonte: TN