Ações de reforço à Segurança Pública e investimento em promoção turística. Estas foram as duas principais propostas apresentadas pelo candidato a governador Carlos Eduardo (PDT) para a chamada região da Costa Branca, em passagem nesta quinta-feira (9) pelos municípios de Baraúna, Grossos e Areia Branca.

Ao lado dos companheiros de chapa Álvaro Dias (candidato a vice-governador pelo PDT) e Sávio Hackradt (candidato a senador pelo PCdoB), Carlos Eduardo iniciou sua programação na região com uma caminhada de mais de duas horas pelas ruas de Baraúna. O encerramento se deu com uma carreata e um comício que movimentaram a noite de Areia Branca.

Criador da Central do Cidadão na época em que foi secretário de Estado, em meados da década de 90, Carlos Eduardo ainda é muito associado ao órgão. Por conta disso, recebeu a solicitação para instalar uma unidade da Central em Baraúna, caso se eleja governador. A reivindicação foi apresentada por lideranças políticas que o apóiam na cidade, o vereador e presidente municipal do PV, Edson Barbosa, e o presidente local do PDT, Sandro Bezerra. “Carlos Eduardo foi o primeiro candidato ao Governo que veio à nossa cidade apertar a mão dos baraunenses e assumir compromissos com a nossa população”, destacou o vereador Edson Barbosa, que não está votando no candidato do PDT pela primeira vez – já o segue politicamente desde que Carlos Eduardo era deputado estadual.

Em seu pronunciamento na cidade, o candidato da coligação Coragem Pra Mudar (PDT/PCdoB/PRP) comprometeu-se não apenas a atender ao pedido da instalação da Central do Cidadão. “Em conversas com a população durante a caminhada, ouvi reclamações de que Baraúna está sem delegado e sem escrivão de polícia, o que é um desrespeito à população que sofre com a insegurança. É para corrigir casos assim que quero governar o Rio Grande do Norte e melhorar os serviços que o Estado presta aos potiguares”, destacou.

Carlos Eduardo também chamou a atenção para o fato de Baraúna ter um grande potencial econômico, especialmente nos setores de mineração e fruticultura, mas isso não se refletir em qualidade de vida para a população. “Precisamos criar condições para que o povo usufrua das riquezas do município, o que não acontece hoje”.

Grossos e Areia Branca

Em Grossos e Areia Branca, escalas seguintes de sua agenda na Costa Branca, o candidato a governador assegurou seu propósito de construir uma ponte ligando os dois municípios. Hoje, essa ligação é feita somente através de uma balsa. O pedetista destacou que a construção da ponte, a urbanização da praia e a divulgação dos potenciais turísticos da região serão ações implementadas em seu governo. Todas com o intuito de fomentar a integração econômica e incentivar o Turismo na região. “Só vamos ter desenvolvimento se investirmos em ações assim, que gerem emprego e riqueza para a população”, definiu ele.

Em sua passagem pelos dois municípios, Carlos Eduardo também teve as companhias de Álvaro Dias, Sávio Hackradt e de outros candidatos da coligação Coragem Pra Mudar: Gutemberg Dias e Jocsã Cerqueira (a deputado estadual, ambos pelo PCdoB) e Divanilton Pereira (a deputado federal, também pelo PCdoB). Além deles, participaram da movimentação líderes políticos municipais e, no caso de Grossos, o ex-prefeito Raimundo Pereira, que foi um dos destaques do comício no município, ao fazer um discurso contundente contra quem, segundo ele, só vai à cidade para “explorá-la e escravizá-la”.

“Não posso aceitar gente incapaz e incompetente que vem a Grossos dizendo que fez alguma coisa pela cidade sem nunca ter feito nada”, enfatizou o ex-prefeito, de 88 anos, conclamando os cidadãos do município a “abrir os olhos” contra os políticos a que se referiu. Todos com atuação histórica na região Oeste, principalmente. “Vamos votar, sim, é neste homem (Carlos Eduardo) que transformou Natal numa capital de nos dar orgulho e que vai trabalhar para construir a ponte que tanto esperamos para Areia Branca, melhorando a vida em Grossos e em toda a região”.