O Sindicato dos Servidores Federais (Sinasefe) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou nesta terça-feira (21) uma nota de repúdio à declaração da candidata do DEM ao Governo do Estado, senadora Rosalba Ciarlini, que afirmou em seu programa eleitoral ter apresentado o projeto para implantar 12 IFRNs no Estado potiguar.

O Sinasefe acusam Rosalba de fazer “declarações enganosas”, “falsas” e oportunistas”. “A candidata Rosalba assumiu a vaga no Senado somente em 2007, quando toda expansão da rede profissional já estava pensada, discutida no Congresso Nacional e, inclusive, implementada”, esclarecem.

No texto da nota, eles explicam que a expansão da educação profissional federal começou em 2004. Também lembram que em 2006 três IFRNs já haviam sido inaugurados: os de Ipanguaçu, Currais Novos e o da Zona Norte de Natal. A nota destaca ainda que, em 2007, teve início a construção de mais seis unidades: em Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Santa Cruz e Pau dos Ferros.

Logo, concluem que Rosalba não foi responsável pela expansão dos IFRNs no Estado. A nota ainda acusa o PSDB e o DEM, este partido de Rosalba, de impedirem participarem de um governo que publicou decreto com a finalidade de impedir a expansão das escolas técnicas e proibir o ensino técnico integrado ao ensino médio.

“Assim, na luta por uma educação pública de qualidade, o Sinasefe sentiu-se no dever de desmentir publicamente o discurso oportunista da candidata do DEM”, denunciam.

Encabeçado pelo Sindicato dos Servidores do IFRN (Sinasefe) Seção Sindical-Natal, a nota veiculada na imprensa foi assinada também pela Associação dos Servidores do IFRN, o Grêmio Estudantil Djalma Maranhão, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do IFRN e Centro Acadêmico de Tads.