A Semana da Pátria será comemorada, no Rio Grande do Norte, com uma programação especial, organizada pelo Governo do Estado, em parceria com as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). De 1 a 7 de setembro – dia da Independência do Brasil – serão realizados eventos cívicos e de cidadania com a participação de grupos militares e da sociedade civil. A programação tem início às 10 horas desta quarta-feira, 1º de setembro, na Praça Cívica (Petrópolis), com a solenidade de Abertura Oficial da Semana da Pátria 2010 e o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria.
 
"A Semana da Pátria é o momento para reavivarmos em nossos corações o sentimento nacionalista, da alegria de ser brasileiro, e refletirmos sobre o que podemos fazer para transformar o nosso país, deixá-lo melhor. O dia da proclamação da Independência do Brasil deve ser sempre lembrado com orgulho", disse o governador Iberê Ferreira de Souza. 

O Corpo de Bombeiros programou, para a manhã do dia 4, a realização da 2ª Travessia da Independência. O evento, organizado pela Corporação, terá a praia de Ponta Negra, em Natal, como ponto de concentração. O percurso da travessia marítima terá, ao todo, três quilômetros, saindo do Morro do Careca, em Ponta Negra, até o início da Via Costeira.

No dia 7 de setembro, a partir das 9 horas, a programação encerra com a realização do tradicional Desfile Cívico-Militar, com a participação do governador Iberê Ferreira de Souza, das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos.
 
PROGRAMAÇÃO:
Quarta-feira (01/09)
10 horas - Solenidade de Abertura da Semana da Pátria 2010, com acendimento do "Fogo Simbólico da Pátria"
Local: Praça Cívica (Petrópolis)
19 horas - Apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Natal – BANT
Local: Natal Shopping
Quinta-feira (02/09)
9 horas - Solenidade de Hasteamento do Pavilhão Nacional
Local: Centro Administrativo
Sexta-feira (03/09)
10 horas Cerimônia Cívica da Semana da Pátria 2010
Local: Academia Norte Riograndense de Letras
19 horas – Apresentação da Banda de Música da Marinha
Local: Natal Shopping
 Sábado (04/09)
8:30 horas – Travessia da Independência
Local: Morro do Careca (Praia de Ponta Negra)
 Terça-feira (07/09)
9 horas – Desfile Cívico- Militar
Local: Praça Cívica (Petrópolis)