A deputada federal e candidata a reeleição Fátima Bezerra (PT) concedeu entrevista ao editor de política do Jornal de Hoje, Ivo Freire, onde destacou a importância de união da base governista, e de apoio à candidatura de Dilma Rousseff à presidência, que conta com duas candidaturas ao governo do estado, Iberê Ferreira de Souza (PSB) e Carlos Eduardo Alves (PDT). Fátima Bezerra é coordenadora política da campanha de Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte.

Veja abaixo a matéria completa que circula na edição do JH deste final de semana.

Para Fátima, Iberê e Carlos devem nacionalizar a campanha ao governo

Coordenadora da campanha de Dilma Rousseff no Estado, deputada do PT aponta que candidaturas de Iberê e Carlos Eduardo têm por objetivo comum que é evitar a vitória da candidata do DEM no primeiro turno.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição e coordenadora da campanha da ex-ministra Dilma Rousseff à presidência da República no Estado, defende a nacionalização da campanha da disputa pelo governo do Rio Grande do Norte. Ela entende que sem perder de vista as propostas e projetos para o Estado, as campanhas dos candidatos da base aliada ao governo federal, Carlos Eduardo Alves (PDT) e Iberê Ferreira de Souza (PSB), devem fazer o debate eleitoral em sintonia com a disputa presidencial.

Nosso adversário é o DEM, tanto no plano nacional como no Rio Grande do Norte. Por isso precisamos estabelecer o debate nessa mesma perspectiva e levar a eleição no Estado para o segundo turno", entende Fátima Bezerra sugerindo que os conflitos entre os dois candidatos da base aliada ao governo federal no RN devem ser superados. "Temos que mostrar qual é  time de Lula e qual é o time contra Lula", argumenta a deputada lembrando que a candidata do DEM ao governo do Estado "joga no time de Serra. O vice de José Serra é o deputado Índio da Costa, que do DEM".

Fátima Bezerra conclama Carlos Eduardo e Iberê a fazerem suas campanhas sintonizadas com "O Brasil novo que promoveu no Rio Grande do Norte investimentos de meio milhão de dólares na refinaria de petróleo Clara Camarão, em Guamaré – e o investimento não foi maior por que o Estado não tem infraestrutura com um bom Porto – que implantou 13 escolas técnicas, a Universidade Federal do Semi-Árido e ampliou a UFRN". Em contraponto, a deputada do PT indaga: "O que fizeram aqueles que estiveram no poder durante 30 anos? Qual o saldo que apresentaram, o esqueleto da Alcanorte, que foi privatizada? As estradas federais que estavam em, estado de calamidade, as muitas cidades do interior que ainda não tinham o serviço de energia elétrica?"

A deputada do PT alerta que a eleição coloca em jogo o presente e o futuro do Rio Grande do Norte. Ao se referir ao clima de disputa entre os aliados da base governista, Fátima ressalta que o faz não em termos pessoais, mas políticos. "As pesquisas apontam que a candidata Dilma Rousseff vence no nosso Estado. Eu questiono: vamos eleger a presidente no plano nacional e eleger os adversários no plano local? Vamos eleger Dilma e mandar para o Senado os adversários?".

Ação

A parlamentar do PT explica que fez gestões junto ao governador Iberê Ferreira para que desista da ação junto à Justiça Eleitoral para impedir que Carlos Eduardo faça campanha utilizando a imagem do presidente Lula da Silva. "Penso que deverá haver tratamento igualitário do presidente Lula as duas candidaturas. Dilma Rousseff já se posicionou assim quando esteve aqui no Estado. Quanto ao presidente, a decisão cabe a ele, mas quero expressar a minha opinião de que o presidente deve também dar tratamento igualitário", afirma, para concluir. "As candidaturas de Iberê e Carlos vão crescer e vamos ter duas vitórias. A primeira será levar a eleição de governador ao segundo turno. A segunda vitória será derrotar a candidata do DEM".

Fonte: O Jornal de Hoje – Edição de 21 e 22 de agosto de 2010

Repórter: Ivo Freire – Editor de Política