Com foco na comercialização do setor produtivo da arte potiguar, o Programa de Artesanato Potiguar (ProArt) participa da 16º edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que acontece no período de 13 a 22 de agosto, no Centro de Convenções de Natal. A Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) viabiliza um estande de aproximadamente 300m² que servirá como vitrine para um público aproximado de 100 mil visitantes.

A Brasil Mostra Brasil é uma das maiores feiras especializadas em artesanato do país, abrindo espaço para mais de 1200 mil expositores de todos os estados brasileiros e de outros países. A estimativa é de que as vendas ultrapassem a casa dos R$ 4,5 milhões.

De acordo com o coordenador do ProArt, Marcos Henrique, o RN apostará na exibição do que há de mais relevante no artesanato do Estado, com a proposta de atingir objetivos de venda e encomendas. “Nesse estande, o visitante vai encontrar 20 mil peças distribuídas em cerâmica, palha, bordados e labirintos. Como de costume, o Governo do Estado se compromete com a participação do artesão, desde a aquisição da estrutura até o apoio logístico necessário para que o produto possa ser visto pelos olhos do comprador”, pontuou.

Além da exposição de artefatos, o estande do Programa de Artesanato também vai realizar oficinas de pintura em cerâmica, bordados na máquina e esculturas em barro. Todos os trabalhos expostos é o resultado da produção nas associações, cooperativas, prefeituras, centro sociais e artesãos devidamente inscritos no Programa de Artesanato Potiguar.

Durante os dez dias, a equipe do programa estará disponível para dar informações, efetuar novos cadastros e renovar as de carteiras de artesãos. “O Proart praticamente muda de endereço nessas datas”, finalizou Marcos Henrique.