A deputada Fátima Bezerra esteve, durante toda a quarta-feira, 28, acompanhando e participando, ativamente, da agenda da candidata à presidência da república pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, que esteve em Natal para compromissos sociais e políticos. Fátima, que é coordenadora política pelo PT da campanha da petista no RN, organizou juntamente com o Comitê Suprapartidário Dilma Presidente, toda agenda da ex-ministra.

Fátima recepcionou a candidata já no aeroporto internacional Augusto Severo, onde integrou a comitiva do grupo potiguar que apóia a candidatura de Dilma à presidência. Na sequência, acompanhou na entrevista que a petista concedeu a 96 FM e a TV Nominuto.

No inicio da tarde, Fátima seguiu com Dilma para o Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde participaram da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Dilma debateu assuntos sobre Educação, Economia, Meio Ambiente, Políticas Sociais, Ciência e Tecnologia, entre outros ligados à politicas de desenvolvimento e que fizeram parte da pauta de debate, com cientistas, pesquisadores e a classe acadêmica que participavam do congresso.

Após, Fátima Bezerra seguiu, para o bairro do Alecrim, para a grande movimentação em  torno da candidatura de Dilma Rousseff à presidência da república. Toda a base de apoio à Dilma no RN esteve presente, além da militância que lotou as ruas percorrendo os três quilômetros de carreata. A mobilização terminou com discursos de Dilma Rousseff e do candidato a vice-presidente, Michel Temer (PMDB).

Dilma no auditório da reitoria da UFRN
 
A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à presidância da república, Dilma Rousseff, esteve na UFRN participando de seminário com cientistas, pesquisadore
s e estudantes dentro da programação da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que acontece no campus central da universidade.


Dilma foi convidada para debater assuntos na área da Educação, Economia, Meio Ambiente, Políticas Sociais, Ciência e Tecnologia, entre outros ligados à politicas de desenvolvimento e que fizeram parte da pauta de debate. Ela esteve acompanhada do candidato a vice-presidente, Michel Temer (PMDB), e do reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo. Estiveram presentes todos os representantes do Cômite Suprapartidário Dilma Presidente, coordenado pela deputada federal Fátima Bezerra, além de instituições e militantes.

Dentre os pontos discutidos a candidata do PT destacou a necessidade de se investir, mais ainda, na pesquisa básica e na transferência de tecnologia. Segundo Dilma, não se pode fazer avanços na área tecnológica se não houver investimentona formação dos profissionais. "Não se faz transferência de tecnologia, se não há  formação de mestres e doutores. É preciso investir pesado na formação destes profissionais para que possamos ter um retorno satisfatório", disse.

Dilma destacou  a importância de participar de um debate como o realizado pela SBPC. "Hoje, temos condições, através dos avanços promovidos pelo governo do presidente Lula, de discutir nossos próximos passos, pois os primeiros já foram dados por este governo – governo Lula – e nada como um evento desta grandiosidade para podermos perceber quais serão os próximos a dar. O Brasil hoje é um país com condições".

Temas
 
Durante a sua apresentação, Dilma Rousseff, destacou sobre a inclusão digital. A candidata pretende levar ampliar a internet banda larga para todo o Brasil. "Vou levar internet banda larga para todos os estados", garantiu Dilma.

Ela enfatizou a importância dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT's) para a formação profissional dos jovens brasileiros e mapeou o Rio Grande do Norte destacando os três centros existentes no estado: Mossoró, com Agronegócios, Mineração em Currais Novos e Têxtil em Caicó.

Dilma também debateu sobre o Meio Ambiente e sobre políticas sociais. "Vou dar continuidade ao trabalho de Lula. Eu parto de um alicerce construído por ele, a partir do momento em que inaugurou a era da inclusão social para mais de 190 milhões de brasileiros". Ela também destacou o papel da mulher.  "Eu sou representante das mulheres. Não de algumas poucas, mas de muitas que lutaram e conquistam, diariamente, o seu espaço", falou.

Futuro
 
Ao falar sobre prospecção para o futuro, Dilma foi enfática, "O Brasil não é apenas o país do futuro. É o país do presente, também! Graças ao governo do presidente Lula, e que eu darei continuidade, o Brasil hoje é respeitando em todo o mundo. A esperança venceu o medo. E hoje, a esperança vai vencer o medo, de novo!".

Ao término do debate, Dilma ressaltou a participação no congresso e voltou a destacar a Educação como um dos pontos principais para elevar um país à condição de potência. "Não há potência no mundo que não invista pesado em Educação. Isso não existe, seja qual for, não há potência mundial que não tenha a Educação como um de seus pilares", disse. A presença de Dilma neste seminário fez parte de sua agenda no Rio Grande do Norte.