Os moradores do município de Senador Eloi de Souza serão impactados no próximo sábado (19), por mais uma ação do Projeto Comunidade Feliz, uma iniciativa do Centro de Assistência Social Cedrus e da Facex (Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN), através do programa Facex Social.
O evento, que acontece na Escola Estadual Desembargador Vicente Lemos, visa levar até as comunidades carentes dos mais diversos municípios potiguares mutirões sociais, que levam os alunos a, porém em prática os procedimentos aprendidos na faculdade.
A ação será desenvolvida com cerca de 80 alunos do curso de enfermagem e psicologia, onde serão realizados testes de glicemia, verificação de pressão arterial, preventivo (exame papanicolau), Plantão psicológico, Roda de conversa com o tema “Conversando sobre saúde” e atividades lúdicas.
O projeto comunidade Feliz idealizado pelo Projeto Cedru foi incorporado como extensão universitária da facex e procura fomentar instituições públicas e privadas na promoção de ações de voluntariado e cidadania.
Para a vice presidente da Facex, Candysse de Medeiros Figueiredo de Lira, é importante a instituição estimular iniciativas como essa. “Nós estamos preocupados não apenas em formar bons profissionais, mas em cidadãos competentes no exercício de suas profissões. Um trabalho como esse é por demais importante e temos mesmo que estimulá-lo”, enfatizou.
Já a coordenadora do curso de enfermagem da Facex, Professora Isabel Cristina, define o projeto como “momento maravilhosos juntos ao povo”. “É difícil descrever a satisfação tanto nossa como dos alunos de estarmos junto à população e nos envolvermos com eles nesse processo de aprendizado que rompe com os moldes tradicionais de ensino. E no final todos saímos ganhando”, destacou.
“O nosso aluno é estimulado desde o primeiro período a se envolver em atividades como essas e saem da instituição com uma visão mais humana e social, sem esquecer-se da qualificação profissional”, ressaltou a professora.
Na área de saúde, ainda haverá palestra de higiene bucal, aplicação de flúor em crianças, com distribuição escovas e creme dental e terapia de grupo. O Mutirão Social promoverá ainda atendimento jurídico, orientações por assistentes sociais, discussões dialogadas sobre DST/AIDS e Câncer de mana e do Colo do Útero, além de cuidados com a beleza com corte de cabelos.

Preocupados com o envolvimento das crianças, jovens e adultos serão realizadas atividades lúdicas, onde o projeto contará com a apresentação do Teatro de Enfermagem, em que ofereceu uma oficina de brinquedos reciclados realizada pelos alunos do curso de enfermagem da Facex.
O diretor do Projeto Cedrus, Jádson Rodrigo, enfatizou a importância das ações. “Temos que esquecer as bandeiras religiosas, políticas e nos dedicarmos a semearmos um pouco de bem para as pessoas e que sabe num futuro próximo tenhamos um Brasil melhor”, afirmou.
Para ser voluntário no Projeto Comunidade Feliz ligue agora mesmo para o Cedrus e fale com Danielle ou Cecília pelos fones 84 8834-4561 ou 8883-2722.