Hoje (13) é dia de prova para bacharéis do curso de Direito. Mas nada de concurso público, o que milhares deles em todo Brasil estão fazendo é a prova da Ordem dos Advogados. Um exame que, embora sem concorrência, caracteriza-se pelo nível elevado, o que reflete em reprovações.

Adriano AbreuBacharéis chegam ao Colégio das Neves, onde nesta tarde serão realizadas as provas do Exame de Ordem
Bacharéis chegam ao Colégio das Neves, onde nesta tarde serão realizadas as provas do Exame de Ordem
No Rio Grande do Norte, 1.369 pessoas se inscreveram para fazer a prova. Os exames estão sendo aplicados no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, na sede da Universidade Potiguar, em Mossoró, e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Caicó.

Persistência. Essa é a terceira vez que Sérgio Guimarães, 24 anos, está tentando conseguir o registro da OAB. Ele admite que o fato de não ter concorrente traz uma auto-confiança prejudicial. “Esse é um concurso diferente de qualquer outro porque não tem concorrente. E nisso vem um auto-confiança em demasiado”, comentou o bacharel, que diz ter estudado três horas diariamente para a prova.

Roberta Rivera Monteiro, 26 anos, também está prestando o exame pela terceira vez, ela enfatiza a observação da autoconfiança, feita por Sérgio Guimarães, mas também ressalta o nível elevado das provas. “As provas nos últimos anos vêm com um nível muito elevado”, destacou.

Na prova de hoje, que marca a primeira etapa, os bacharéis responderão a 100 questões de múltipla escolha. A duração da prova é de cinco horas.
Por Anna Ruth Dantas.