O governo do Rio Grande do Norte participa no próximo dia 25 em Brasília de uma reunião, no Palácio do Planalto, com o governo federal para a redação final do texto do decreto que confere à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) poderes de concessão à iniciativa privada a construção e gestão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Também será finalizada nessa reunião, a minuta do edital de concorrência. O convite partiu da Casa Civil da Presidência da República. Assim que for concluído, o decreto será encaminhado para assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o edital será submetido à consulta pública por um período de 30 dias.

“É uma reunião para bater o martelo. Com essa iniciativa, o governo federal firma um compromisso assumido com o governo do Rio Grande do Norte de colocar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante como uma de suas prioridades ”, define o secretário estadual de Planejamento, Nélson Tavares, que na manhã desta sexta-feira (14) em entrevista coletiva à imprensa, informou que a licitação já deverá ser aberta em julho. Ele estima que o processo licitatório dure quatro meses.

O secretário acredita que as obras do novo terminal devem ter início em dezembro e o primeiro módulo, que será um terminal de cargas com capacidade para cerca de três milhões de passageiros fique pronto em dois anos – para ser idéia do que esse fluxo representa, o Aeroporto Internacional Augusto Severo teve movimentação em 2009 de quase dois milhões de passageiros.

Até o momento o aeroporto de São Gonçalo do Amarante recebeu investimentos da ordem de R$ 150 milhões. A obra está em andamento e já estão prontas as pistas de pouso e taxiamento e agora está em conclusão o pátio das aeronaves. O investimento total no aeroporto deverá ser de cerca de R$ 1 bilhão.

Nélson Tavares chama a atenção para o ineditismo do empreendimento: “será o primeiro aeroporto privado do Brasil. Segundo ele, pelo menos três consórcios, com larga experiência na construção e gestão de aeroportos internacionais, mostraram interesse no de São Gonçalo: AENA (espanhol), Camargo Correia e Andrade Gutierrez.