Em uma ação de solidariedade, estudantes do curso de enfermagem da Facex organizam uma doação coletiva de medula óssea com o apoio do Hemovida. Todos os alunos do curso se cadastrarão no banco de doadores, doando sangue. A ação será realizada nesta quinta-feira (5), na unidade II da faculdade, durante todo o dia. O objetivo é alertar à população sobre a importância desse ato.

De acordo com os dados do Hemovida, há 12,6 mil exames cadastrados no banco nacional de Registro dos Doadores de Medula Óssea (Redome). Atualmente são realizados por volta de mil exames por mês para testar a compatibilidade de medula de doadores.

Os dados mostram que ainda é pouco o número de doadores.
Principalmente porque as estatísticas no Brasil mostram que a cada 100 mil pessoas, uma se torna compatível. A maior chance de um indivíduo encontrar um doador ideal é entre irmãos, com mesmo pai e mesma mãe, e é de 25% a 30%.

Segundo a coordenadora do Curso de Enfermagem da Facex, Isabel Cristina, os alunos estão empenhados nessa ação porque sabem a importância de se tornarem doadores de medula óssea. “Estamos esperando que toda a comunidade se envolva nessa ação, porque juntos poderemos salvar a vida de muitas pessoas. Quanto maior o número de cadastros, maior é a chance de doadores”, ressalta Isabel Cristina.

Para a doação da medula óssea é necessário fazer primeiramente o cadastro. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com cinco mililitros para testes, que determinam as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea.

SOBRE A DOAÇÃO

Para esclarecer mais sobre a doação as oncologistas Zélia Fernandes e Rosany Cortez vão proferir duas palestras na escola. A primeira será realizada às 14h e a outra ás 19h no Auditório II. O evento é gratuito e aberto à comunidade.