O início da construção da nova Arena das Dunas coincidirá com a data em que  está sendo aguardada uma comitiva da Fifa para supervisionar as obras, 18 de maio. Pelo calendário da Federação Internacional de Futebol, as obras nas 12 cidades sede brasileiras deveriam ter começado ontem, 3 de maio.
Adriano AbreuNatal também
 está atrasada no calendário para a construção do Arena das Dunas. A 
expectativa é no dia 18 começar com os trabalhosNatal também está atrasada no calendário para a construção do Arena das Dunas. A expectativa é no dia 18 começar com os trabalhos
O titular da Secretaria Especial da Copa, Fernando Fernandes, explicou que no próximo dia 18 espera iniciar a demolição da creche Kátia Fagundes, no Centro Administrativo, e iniciar a terraplenagem da área.

A terraplenagem, acrescentou, marcará o início das obras do futuro estádio e de uma série de outras que alterarão profundamente o sistema viário da cidade. “As datas marcando o início das obras e a chegada da comitiva de inspeção da Fifa são mera coincidência”, justificou.

Pelo calendário da Fifa, as obras em todas as cidades sede da Copa de 2014 deveriam ter começado ontem, 3 de maio. No entanto, apenas metade das 12 cidades brasileiras que abrigarão o evento está com os trabalhos em dia. E Natal não é uma delas.

Para o presidente do Creci/RN, Adalberto Pessoa, que já foi secretário estadual de Infraestrutura, a preocupação maior com o andamento do projeto potiguar da Copa vai muito além. “Desde que a Fifa deflagou o processo de organização juntos às cidades sede, em agosto de 2008, não demos passos significativos diante da grandiosidade do que temos pela frente para fazer”, afirmou.

Entre os maiores problemas, ele citou a falta de uma definição precisa sobre obras vitais como os acessos ao aeroporto de São Gonçalo e BR 101 pela Avenida Prudente de Morais, via três túneis.

“A Arena das Dunas não é o nosso maior problema”, afirmou ele ao lembrar que o Município de Natal já captou, do final do ano passado até agora, R$ 377 milhões para o projeto”.

Adalberto voltou a lembrar que o CREA ainda não registrou o projeto da Arena das Dunas, nem aqui ou do Rio de Janeiro, onde está o escritório de arquitetura responsável.

Ontem, em resposta a Pessoa, o secretário Fernando Fernandes disse que o projeto só será registrado depois que todas as consultas à Fifa forem concluídas. “Só depois disso o Crea terá um projeto registrado”, assegurou.

E acrescentou: “Se o Adalberto  quiser, tenho 250 lâminas descrevendo em detalhes o que será o Arena das Dunas depois de construída”, afirmou.

Ontem, Adalberto Pessoa lembrou que nunca foi contra Natal sediar a Copa do Mundo - “Sou daqui, moro aqui e quero morrer aqui”, disse o ex-secretário. “Mas é preciso dizer que demolir uma creche para dizer que um trabalho dessa magnitude já começou é, no mínimo, uma ingenuidade”, disparou.

Ele aproveitou para rebater as versões de que seria contra o projeto por divergências com a ex-governadora Wilma de Faria, que culminaram na sua saída do Governo do Estado. “Isso é um absurdo sob todos os aspectos, desejo a realização da Copa aqui porque entendo os benefícios que um evento global como esse traria para a cidade”, emendou.


Fonte: Tribuna do Norte