Crianças, jovens e adultos dos bairros de Vale Dourado e de Nossa Senhora da Apresentação, na zona norte de Natal, participam neste sábado (1), de uma ação de cidadania promovida pelo Centro de Assistência Social Cedrus com o apoio do Facex Social. A ação será feita com cerca de 70 alunos do curso de enfermagem, que vão colocar em prática procedimentos aprendidos na faculdade, como fazer testes de glicemia e hipertensão. O evento começa a partir das 8h30, na Escola Municipal Laércio Fernandes. 

Intitulado de “Mutirão Social Vale Dourado”, o evento visa fomentar as instituições públicas e privadas na promoção de ações de voluntariado e cidadania. Segundo o diretor do Projeto Cedrus, Jádson Rodrigo, o objetivo é oferecer serviços básico, em diversas áreas, aos moradores das comunidades carentes dos municípios potiguares. “É um momento de nos unirmos em prol da sociedade menos favorecida e procurarmos fazer nossa parte. Então resolvermos arregaçar as magas e fazer um pouco para que juntos possamos dar a contribuição da sociedade civil, afirmou.

Para a coordenadora do curso de enfermagem da Facex, Isabel Cristina, além dos alunos se envolverem em uma prática de cidadania, a ação vai estimular os jovens acadêmicos a praticarem o que aprendem em sala de aula. “É louvável e importante para sociedade e para o alunado eles terem a oportunidade de sair da sala de aula e porem em prática o que aprenderam, é importante para eles e para comunidade que precisa”, declarou a professora.

Na área de saúde, por exemplo, haverá palestra de higiene bucal, aplicação de flúor em crianças, com distribuição escovas e creme dental, além de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra a gripe suína (H1N1), avaliação nutricional e terapia de grupo. O Mutirão Social promove ainda atendimento jurídico, orientações por assistentes sociais, discussões dialogadas sobre DST/AIDS e alimentação saudável, além de cuidados com a beleza com corte de cabelos e prancha.
O projeto também se preocupa com o envolvimento das crianças, jovens e adultos em atividades lúdidas. Por isso, o projeto vai contr com a apresentação do Teatro de Enfermagem, em que será oferecida uma oficina de brinquedos reciclados realizada pelos alunos do curso de enfermagem da Facex.
 
 
Facex Social
 
Outra iniciativa que está sendo programada pelo curso de enfermagem, dentro do projeto Facex Social, é a doação coletiva de medula óssea. Todos os alunos e professores e demais funcionários participaram desta iniciativa, que contará também com a presença de um oncologista para explicar a importância da doação, bem como o procedimento de retirada do líquido da médula. A ação será realizada na próxima terça-feira (04) na unidade da faculdade de enfermagem.
 
 
Contatos:
Coordenadora do Curso de enfermagem, Isabel Cristina (84) 9132-6694
Diretor do Projeto Cedrus, Jádson Rodrigo (84) 9630-2229