A  Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai adotar  uma nova tecnologia para conter vazamentos nas tubulações de água em  Natal. Ainda neste semestre, a companhia vai passar a usar,  definitivamente, o geofone, equipamento que permite localizar vazamentos  na rede de abastecimento antes mesmo que a água chegue à superfície.  Com esta nova tecnologia, é possível também detectar a existência de  ligações clandestinas e hidrômetros travados.
O  equipamento já foi testado por um período de seis meses na capital e  mostrou resultados significativos. Agora será adotado em caráter  permanente. A nova tecnologia vai ficar sob responsabilidade da Unidade  de Controle e Combate às Perdas Operacionais da Regional Natal Sul e  atenderá as regiões Leste, Sul e Oeste da capital.
O gerente da Regional Natal Sul,  Lamarcos Teixeira, explica que a inovação evita, principalmente, o  desperdício de água. “Com o uso dos geofones, evitamos 350  vazamentos antes que a água aflorasse e provocasse transtornos à  população”, destaca. Ele explica que os técnicos realizaram o percurso  da rede de distribuição de água à noite, quando as condições são mais  favoráveis em razão da diminuição dos ruídos,  garantindo a máxima qualidade do serviço. 
Além da redução do desperdício de água, o  trabalho vai ter reflexos na parte operacional, com a redução das  despesas com energia, produtos químicos e pessoal.
O  geofonamento será adotado logo após a contratação dos novos empregados  aprovados em concurso público para o cadastro de reserva, que será  realizado dia 25 deste mês. Posteriormente, a nova tecnologia será  utilizada também na Regional Natal Norte e nas demais regionais da Caern  em todo o Estado. 
 
.png) 
 
Mídias Sociais