O SINSENAT, entidade representativa de mais de 8 mil servidores da Prefeitura de Natal, vem a público repudiar a exoneração da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, a sanitarista Ana Tânia Sampaio.
            Na nossa compreensão, a sanitarista Ana Tânia vinha à frente da SMS de Natal, apesar das dificuldades e problemas de ontem e de hoje e dos muitos desafios a serem efetivamente enfrentados, demonstrando compromisso, defesa e luta em favor dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde como podemos constatar  em diversas oportunidades que estivemos em audiência e na mesa de negociação.  A ex-gestora da SMS de Natal, sanitarista Ana Tânia, demonstrou verbalmente e na prática o cumprimento com as negociações estabelecidas, mantendo relações de diálogo, respeito e confiança com os representantes do movimento sindical representado por esta Entidade reconhecendo a sua autonomia. Soma-se a isso a sua reconhecida disposição e dedicação ao trabalho para contribuir com a melhoria da saúde pública em Natal a partir de uma visão da humanização da atenção e da luta pelo direito à saúde.
Nessa perspectiva conseguimos ter como compromisso primeiro e fundamental da luta dos trabalhadores, a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários.
            Temos clareza, que a indicação dos auxiliares da Prefeita é de sua restrita competência, mas causa-nos preocupações com os rumos da saúde pública em Natal, pois a melhoria da saúde pública não pode ser capturada e entregue a agentes e interesses movidos pelos interesses privados inadequados, para enfrentar os desafios da saúde pública decididamente democrática e sob permanente controle social.
Afinal, precisamos avançar com a qualidade da assistência a saúde da população já bastante sofrida e ainda sem garantia real do seu direito à saúde, que precisa ser exercido como direito elementar de cidadania.
SINSENAT